Fundação Casa de Cultura recebe exposição do Projeto CUTUCAR
Os trabalhos dos estudantes que participaram do Projeto CUTUCAR, em 2024 estão em exposição na Fundação Casa de Cultura. A abertura da exposição aconteceu nesta manhã de 8 de novembro, a mostra ‘A Paracatu que Queremos’ marca o encerramento das atividades de educação patrimonial realizadas com alunos de 5º ano do ensino fundamental de 28 escolas da rede pública de ensino de Paracatu.
Na edição deste ano, o projeto impactou aproximadamente 1.100 alunos, com um total de 51 turmas atendidas. Cerca de 100 estudantes de doze escolas da zona rural também foram contemplados. Ao longo do ano, a iniciativa proporcionou experiências únicas e inesquecíveis aos participantes, com visitas aos principais atrativos turísticos da cidade, como as igrejas do centro histórico, a Casa Museu e a Fábrica de Biscoitos do Quilombo do São Domingos, e a Casa Kinross.
O evento contou com a presença da presidente da GuiasTur, Cibele Cardoso, Ruth Brochado e Berenice Nascimento educadoras do Cutucar, Luana Gomes, gerente de Comunicação da Kinross e, Janine Souto, diretora presidente da Fundação Casa de Cultura, representando o Prefeito Igor Santos.
Realização:
Promovido pela GuiasTur, realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com o patrocínio da Kinross, o Projeto CUTUCAR – Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social tem o objetivo de contribuir para a valorização do patrimônio histórico e cultural de Paracatu, por meio de ações formativas de Educação Patrimonial.
Exposição:
“Pela arte somos levados a conhecer melhor nossas experiências e sentimentos, naquilo que escapam à linearidade da linguagem” _ Paulo Freire (1999)
Discursos recheados de emoção
Bom dia!
Sou a Cibele Cardoso, presidente da Guiastur – Associação de Guias de Turismo do Noroeste de Minas. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, instituída em janeiro de 2010, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico local por meio da atividade do turismo.
No próximo ano iremos celebrar os 15 anos da Guiastur. Oferecemos, além de serviços de guiamento turístico, projetos de Educação Patrimonial para crianças e idosos. Para atendê-los, temos o Projeto Cutucar e o Conviver Memórias.
Desta maneira, a Guiastur vem incentivando a população de Paracatu a reconhecer, valorizar e preservar sua herança cultural e natural, garantindo que ela seja transmitida às gerações futuras. O nosso propósito também é o de contar a história do município aos turistas e articular ações que contribuam para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, para o fomento e o incremento da atividade turística local.
Acreditamos que, por meio dessas ações e com apoio dos nossos parceiros tão importantes como a Prefeitura Municipal e a Kinross, a população valorizará ainda mais o seu passado e a sua herança cultural.
Muito obrigada!!
Bom dia a todos!
É um prazer recebê-los na abertura da exposição de artes do Projeto Cutucar.
Meu nome é Denize Furtado Moraes, neste ano coordenei o Projeto Cutucar, que significa Cultura e Turismo no Caminho Real, Educação Patrimonial e Inclusão Social.
O Projeto é uma realização da Guiastur, por meio da lei de incentivo à Cultura com patrocínio da Kinross e apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Ensino.
É realizado com alunos dos 5ºs anos da rede pública de ensino das escolas da Zona Rural e Urbana com foco na Educação Patrimonial.
Consiste em 4 etapas; sendo a primeira denominada Roda de conversa é discutida“A Paracatu que temos”. Nesta etapa, um guia vai até a escola e apresenta através de slides informações sobre o surgimento da cidade de Paracatu e seus patrimônios.
Na segunda etapa os alunos fazem a visita in loco aos atrativos turísticos do núcleo histórico da cidade e no Quilombo São Domingos para obterem mais informações sobre sua história e aprender sobre o patrimônio material, imaterial e natural da cidade.
Na terceira etapa, também realizada na escola pelas educadoras Berenice e Ruth, os alunos participam da Roda de Conversa “A Paracatu que Queremos” expressando através de atividades de artes o que desejam para sua Paracatu.
E a quarta etapa será apresentada hoje: a exposição das atividades realizadas pelos alunos de cada escola contemplada pelo Projeto. Assim, a comunidade terá a oportunidade de conhecer os anseios dos nossos pequenos estudantes a respeito da Paracatu que desejam.
Neste ano atendemos 28 escolas, 51 turmas e cerca de 1.200 alunos participaram do Cutucar.
Em nome da Guiastur eu agradeço imensamente as escolas, os nossos parceiros e a Kinross por acreditar e apoiar o Projeto.
Um agradecimento especial à equipe Guiastur por envolver e abraçar o Cutucar e, aos guias e monitores que acompanharam os alunos e enriquecem com os seus conhecimentos sobre o nosso patrimônio.
Para que se tornasse realidade, o Cutucar foi concebido por pessoas que acreditam na Educação como agente transformador da sociedade. Muito obrigada a Helen e Christiane e demais envolvidos na elaboração e criação do Projeto Cutucar que proporciona a valorização do rico patrimônio material, imaterial e natural da cidade de Paracatu.
Finalizo com a citação do cantor e compositor jamaicano, Bob Marley:
“Um povo sem conhecimento, saliência de seu passado histórico, origem e cultura é como uma árvore sem raízes”.
Muito obrigada!
Galeria de fotos:
SERVIÇO
Projeto CUTUCAR
Exposição: ‘A Cidade que Queremos’
Data: De 8 a 15 de novembro
Local: Casa de Cultura de Paracatu
Comentários