Fundação Casa de Cultura lança calendário 2023, homenagem as quitandas de Paracatu
A cultura ajuda um povo a lutar com as palavras, em vez de o fazer com as armas. Glugiermo Ferrero
A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Casa de Cultura nesta manhã de sábado (14), lançou o Calendário 2023 que trás a culinária paracatuense em destaque. Paracatu, conhecida como o “paraíso das quitandas”, tem um permanente aroma no ar de quitutes com aquele cheirinho de lenha dos fornos espalhados por todos os cantos, no centro histórico, nos bairros e na comunidade de São Domingos, antigo Quilombola, onde uma associação de quitandeiras funciona produzindo permanentemente bolos e biscoitos feitos à moda dos ancestrais.
Calendário
O calendário além de lindo enche os olhos, e para deixar todos com mais água na boca consta no verso do calendário deliciosas receitas que vai fazer com que vocês coloquem a mão na massa.
Na capa do calendário esta a senhora Irene dos Reis de Oliveira, presidente da Associação Comunitária e representante dos direitos dos quilombolas do São Domingos uma homenagem muito simbólica.
Apresentação
Um show da Caretada da comunidade do São Sebastião!
Com fitas coloridas, guizos de bronze e ao som da sanfona, a Caretada fez uma belíssima apresentação encantou a todos que estiveram no evento, e foram dançando e arrastando os olhares. Os rostos atrás das máscaras são símbolos da tradição passada de geração a geração e que começou nos quilombos de Paracatu ainda na época da escravidão. Tanto que as máscaras surgiram para que eles não fossem reconhecidos pelos senhores de escravos. E se hoje a dança ainda existe, é graças à persistência da comunidade e apoio de pessoas ligadas a cultura.
E assim podemos definir a cultura como um conjunto de crenças, saberes, tradições e tantos outros aspectos que constroem o ser humano. A cultura varia de acordo com a sociedade em que as pessoas estão inseridas, as quais precisam ser respeitadas. É um desafio conciliar pensamentos diferentes, mas é possível.
Comentários