Festuris finaliza a sua 36ª edição com total sucesso

 Festuris finaliza a sua 36ª edição com total sucesso

A 36ª Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) encerrou no dia 10 de novembro, teve crescimento de 9% em relação ao ano passado. Outro dado relevante é com relação ao montante financeiro em negócios efetivados entre os participantes credenciados. A expectativa era alcançar os R$ 400 milhões, mas a meta foi superada e as negociações chegaram a R$ 480 milhões.

Participação

A participação de visitantes também superou as expectativas da organização, ultrapassando 15 mil pessoas nos pavilhões do Serra Park, mesmo diante das preocupações geradas pelas tragédias climáticas no Rio Grande do Sul. O evento recebeu representantes de 53 destinos internacionais, um aumento em relação aos 40 destinos da edição passada, com delegações de países da América Latina, Europa, Ásia e Oriente Médio. Pela primeira vez, Dubai, dos Emirados Árabes, participou do Festuris.

A República Dominicana foi o país Convidado de Honra desta edição do Festuris. O vice-ministro do Turismo, Roberto Henríquez, acompanhou a programação do início ao fim e se rendeu à grandiosidade do evento e os encantos de Gramado. “Nosso país recebe milhares de turistas do Brasil. Temos aqui um mercado promissor. É minha primeira vez no Festuris e estou impressionadíssimo com o que vejo acontecer aqui. Eu não imaginava encontrar uma cidade tão bonita e um evento tão bem organizado e com uma participação de público tão qualificada. Eu nunca mais quero participar de outra feira que não seja o Festuris”, testemunhou.

Outros números destacados incluem as atividades do Palco de Conteúdo, que contou com 120 palestrantes e 53 horas de palestras e workshops. A economia regional teve um impacto de R$ 72 milhões, com mais de 400 profissionais da imprensa nacional e internacional presentes. No total, cerca de 2.100 colaboradores atuaram no evento, incluindo 600 contratados diretamente pela organização para funções de recepção, segurança, limpeza e montagem, e 1.500 profissionais das 68 montadoras contratadas pelos expositores.

Minas Gerais

A capa do convite feito  pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo Minas usou foto do chafariz de Paracatu

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult, em parceria com o Sebrae Minas e Codemge, marcou presença na 36ª edição do Festuris, entre 7 e 10 de novembro. A participação do estado se fez com a divulgação dos destinos das cidades barrocas e coloniais, entre elas Paracatu, Januária, Grão Mogol, Perdões, São João Del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, Diamantina e Catas Altas, apresentando ao Brasil e ao mundo as riquezas de Minas, seja pela arquitetura, pela natureza, pelas tradições e festas populares, pela cozinha e pela a arte. Outras iniciativas foram apresentadas como destinos turísticos mineiros durante a feira foram a Rota Frango e Cachaça, pela Instância de Governança Regional (IGR) Grutas, e o Circuito Turístico da Serra Geral do Norte de Minas, que faz parte da Cordilheira do Espinhaço. Além disso, Minas Gerais apresentou como opção para os desejados Destination Weddings – cerimônias de casamento com experiências de viagem para os noivos e convidados, que muitas vezes estendem a celebração para um fim de semana ou mais, incluindo atividades e experiências locais com suas lindas paisagens e com a melhor hospitalidade do Brasil.

 

 

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