Feira do Empreendedor atraiu mais de 30 mil visitantes em Belo Horizonte

Evento promovido pelo Sebrae Minas foi realizado de 25 a 27 de novembro

Mais de 30 mil pessoas participaram da Feira do Empreendedor, em Belo Horizonte. O evento promovido pelo Sebrae Minas foi realizado de 25 a 27 de novembro, e teve uma programação com mais de 450 atividades gratuitas e a participação de 130 palestrantes em gestão, negócios e empreendedorismo. Além disso, o evento gerou mais de R$ 7 milhões em expectativas de negócios nos encontros entre fornecedores e compradores de produtos e serviços. A próxima edição do evento está prevista para acontecer em 2024.

Neste ano, as arenas Master e Sebrae Play foram palco de grandes nomes e especialistas do mercado. Filas gigantescas de mais de 2 mil pessoas se formaram para as palestras do escritor e filósofo Mario Sergio Cortella e do youtuber e ex-vendedor de água mineral Rick Chesther. O influenciador digital Hugo Gloss, a investidora Camila Farani, o empresário Kaká Diniz e o especialista e escritor Walter Longo, também estão na lista das palestras mais procuradas pelo público.

Visitando pela primeira a Feira do Empreendedor, a estudante de Belo Horizonte, Karolaine Braz, pensa em abrir a própria empresa de marketing e consultoria. Ela veio ao evento em busca de informação e volta para casa com uma visão diferente do que tinha após receber várias dicas e orientações. “Eventos como esse fazem a gente pensar fora da caixinha. Sempre há dúvidas se nosso sonho dará certo, e a Feira vem justamente para nos dar uma visão diferenciada do negócio, nos ajuda a entender se estamos no caminho certo e como nos preparar para o futuro. O evento acaba nos alertando e também nos mostrando as oportunidades e tendências para nos preparar para as adversidades do mercado”, diz

A inclusão também teve destaque nesta edição da Feira. As palestras das duas principais arenas do evento e as visitações dos espaços abertos tiveram o acompanhamento de tradutores em libras. Além disso, a novidade deste ano foi o serviço de audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

“O evento cumpre o seu objetivo de levar orientações para um número cada vez maior de pessoas que têm uma empresa ou que têm o sonho de empreender. Foram mais de 360 colaboradores envolvidos na organização da Feira, pensada nos mínimos detalhes para que todos os visitantes, independente de raça, gênero ou limitações físicas, tivessem acesso aos conteúdos, espaços e informações. É gratificante ver o interesse, a determinação e a garra dos empreendedores em tornar o sonho de ter o próprio negócio em realidade”, afirma o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Durante os três dias do evento, 1.400 interessados em abrir ou melhorar a gestão de seus negócios também tiveram a oportunidade de buscar atendimento personalizado na Agência Sebrae. Os assuntos que tiveram maior procura por orientação foram sobre: marketing digital, finanças, planejamento e modelos de negócios.

Entre os empreendedores que buscaram pelo atendimento personalizado está Rafael Henrique de Almeida, dono do empório Gran Artesano, em Barroso, há 196 km da capital mineira. Ele veio com a caravana da cidade para participar especialmente do evento. “Abri a empresa no ano passado, mas formalizei há um mês. Ainda estou perdido com as normatizações do MEI e também de como melhorar minhas vendas. Depois da consultoria individual sai com uma pulguinha atrás da orelha e com uma motivação a mais para fazer as coisas do jeito certo. Pretendo definir melhor os gostos e costumes dos meus clientes para oferecer produtos que atendam às suas necessidades e que, consequentemente, contribuam para aumentar minhas vendas”, explica Almeida.

Um dos espaços mais visitados do evento foi o “Negócios Modelo”. Os empreendedores puderam conhecer conceitos inovadores de layout, organização e funcionalidades de oito ambientes de negócios: cafeteria, restaurante delivery, pet shop, loja de roupas, espaço de beleza, energia solar, estúdio criativo e uma loja de e-commerce. No local também foram realizadas 26 palestras pockets sobre cases de sucesso de pequenos empreendedores mineiros e a participação de especialistas que falaram sobre tendências de mercado, novidades em serviços, estratégias de vendas no ambiente digital e soluções para melhoria da gestão dos negócios.

Geração de negócios

A Feira do Empreendedor também foi lugar de negócio. Na área de expositores, os visitantes puderam conhecer 74 empresas de representação, revenda, distribuidores e franquias, além de fornecedores de produtos e serviços de marketing digital, sistemas de gestão, automação de vendas e meios de pagamento. Também tiveram acesso a novos fornecedores de máquinas e equipamentos para iniciar um empreendimento ou para melhorar a produtividade do negócio.

“A feira é um lugar estratégico pois as pessoas que estão aqui têm interesses em comum: se capacitar e fazer negócio. Os resultados foram tão bons nesses três dias do evento que as expectativas de vendas que tivemos já pagam todo o investimento que tivemos na compra dos estandes da Feira”, comemora uma das expositoras do evento, Silvana Lages, fundadora do grupo Mulheres que Despertam Juntas, organização que impulsiona o empreendedorismo feminino.

Na Rodada de Negócios e Café Empresarial, fornecedores de produtos e serviços multisetoriais e dos segmentos do mercado pet e de alimentos e bebidas estabeleceram novos contatos com potenciais compradores. Cerca de 200 pessoas participaram dos encontros que geraram uma expectativa de mais de R$ 7 milhões em negócios futuros.

“Vim de Taiobeiras, no Norte de Minas, para participar das palestras da Feira. Logo que cheguei fiquei sabendo da Rodada de Negócios. Não pensei duas vezes e me inscrevi. De cara fiz contato com três lojistas de Uberaba, Uberlândia e Belo Horizonte que se interessaram em revender meus produtos. Fiquei muito satisfeita em estar no lugar certo com as pessoas certas. A próxima edição estarei novamente no evento e pretendo vir ainda mais preparada para fazer negócio”, conta a dona da confecção de moda íntima Arte & Sedução, Sueli Maria Gomes.

No espaço de alimentação, 29 pequenos negócios de Belo Horizonte e Região Metropolitana, que participam do programa Prepara Gastronomia – iniciativa do Sebrae Minas que apoia e capacita negócios do setor de alimentação – tiveram o retorno de R$ 300 mil com a venda de refeições e lanches para os visitantes do evento.

Além disso, na central de atendimento “Como vender para o Sebrae”, mais de 500 pequenos negócios puderam se cadastrar no catálogo de fornecedores do Sebrae Minas e ainda receber orientações sobre licitações, pregões e contratos feitos pela instituição para compra e aquisição de produtos e serviços.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

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