Exposição ‘Justiça e Arte’ bem-humorada apresenta cartuns sobre o combate à corrupção

 Exposição ‘Justiça e Arte’ bem-humorada apresenta cartuns sobre o combate à corrupção

Nesta manhã de 4 de dezembro, quarta-feira, a Fundação Casa de Cultura recebe a exposição “Justiça e Arte”, atividades referentes ao III Seminário de “Prevenção à Corrupção e Fomento à Transparência”, que está acontecendo na Câmara Municipal de Paracatu entre os dias 3 e 4 de dezembro.

A exposição tem o objetivo usar a linguagem artística e a cultura para aproximar os cidadãos com temas sobre questões fundamentais relacionadas ao combate à corrupção, e fomento a integridade. Este projeto é uma parceria inovadora entre Ministério Público de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Paracatu, através da Controladoria Geral do Munícipio, o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Paracatu e grandes talentos da arte brasileira, como os cartunistas reunidos na Cartuminas.

Pronunciamentos importantes sobre o tema corrupção, abrangente e polêmico sempre presente em nosso cotidiano.

 

Tema importante e necessário

Conforme o Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Caopp), Daniel de Sá Rodrigues, os artistas conseguiram aproximar-se de forma bem-humorada um tema presente no cotidiano da população e que é alvo de ações do MPMG. “Temos os cartuns que vão desde fatos do dia, aquela questão de um desvio ético precursor de uma corrupção no futuro, a casos típicos de compra de vagas, nepotismo e outros temas caros à sociedade”, explica Rodrigues.

Presenças

O evento contou com a presença da Promotora Dra. Mariana Duarte Leão, Juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Dr. Rodrigo Assumpção, Controladora-geral do município, Elisangela Mesquita, Secretário M. de Cultura e Turismo, Igor Diniz, Promotor Daniel de Sá Rodrigues, Promotor de Justiça, Dr. Davi Pirajá, representando a diretora da Casa de Cultura, o diretor de artes Ronaldo Lemes e o vereador Renato Martins.

 Sobre o projeto

O “Justiça e arte” promove criações artísticas sobre temas sociais, relacionados ao trabalho do Ministério Público. Ele nasceu com o objetivo de potencializar a sinergia entre a sociedade civil e a instituição, popularizando a atuação técnica dos Centros de Apoio Operacional e Coordenadorias do MPMG. Para isso, utiliza as Artes e a Comunicação, como os cartuns, para tornar os temas tratados na esfera jurídica mais acessíveis às pessoas, independentemente do grau de conhecimento técnico.

Um momento para que todos possam explorar os desenhos expostos, permitindo-se inspirar, refletir e dialogar sobre os temas apresentados. Que este evento, em conjunto com o III Seminário de Prevenção à Corrupção e Fomento à Transparência, reforce o compromisso de todos para uma sociedade mais justa, ética e comprometida com o futuro das crianças e jovens desse país.

 

 

Presença importante do Projeto Guarda -Mirim de Paracatu

E no final, não podia faltar as delicias das quitandas de Paracatu

Serviço:

A mostra fica na sede da Fundação Casa de Cultura até dia 18 de dezembro.

Rua do Àvila, S/N – Centro.

Horário: Aberto de 8hs ás 18:00

Fone: (38) 3671-4797

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados