Estudo avalia a situação hídrica da Bacia do Rio da Prata, em Presidente Olegário
Diagnóstico de Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) faz parte das ações do Programa Restaurar, estruturado pelo Sebrae Minas, no noroeste do estado
Nesta quarta-feira (20/4), será apresentado o diagnóstico de Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) da sub bacia do Rio da Prata, em Presidente Olegário, uma das mais importantes regiões agrícolas do estado. A iniciativa integra as ações do Programa Restaurar, estruturado pelo Sebrae Minas. O estudo detalha a disponibilidade hídrica superficial, o uso e ocupação do solo e a caracterização de unidades de paisagem, além de sugerir ações para revitalização da bacia hidrográfica. A apresentação acontece no Salão Buritis, às 8h. As inscrições para o evento podem ser feitas neste link.
O levantamento foi proposto pelo Sebrae Minas e pela Prefeitura Municipal de Presidente Olegário, e teve o apoio da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), do Governo do Estado de Minas Gerais, da Câmara de Vereadores e da CDL. O estudo vai apoiar o planejamento e a implantação de projetos para impulsionar o desenvolvimento sustentável do território, visando à restauração e à conservação dos recursos naturais, bem como à redução de conflitos na região.
Durante a apresentação do diagnóstico, serão levantadas informações cruciais para o desenvolvimento, implantação e monitoramento de planos, programas, projetos e ações para o aprimoramento da gestão ambiental. A programação do evento também inclui o painel “Águas Brasileiras” com a participação de especialistas do setor.
De acordo com o gerente do Sebrae Minas Marcos Geraldo Alves, a partir do estudo, será possível construir estratégias e propor ações de melhoria para o uso da água. “O Sebrae entende que a água influencia em todos os segmentos da sociedade, passando não só pela agropecuária, mas também pela estrutura das cidades, a fim de mitigar os impactos ambientais e melhorar a gestão hídrica da bacia”.
Para o prefeito de Presidente Olegário, Rhenys Cambraia, o estudo vai direcionar as ações de revitalização da bacia, preservação das matas ciliares e melhoria do fluxo d’água. “A bacia sofre há anos com o desmatamento e o assoreamento do leito do rio, o que tem provocado escassez hídrica do município. Esperamos melhorar o acesso à água da população, dos proprietários rurais e da comunidade ribeirinha”.
Rio da Prata
O Rio da Prata é um importante afluente do Rio Paracatu, que por sua vez é o maior afluente do Rio São Francisco, contribuindo com cerca de 40% da vazão do ‘Velho Chico’. O Rio da Prata nasce no município de Presidente Olegário e tem sua foz no município de João Pinheiro. A região tem na agropecuária a sua principal atividade econômica, com alta taxa de geração de empregos e significativa participação no Produto Interno Bruto (PIB) do país.
SERVIÇO:
Programa Restaurar
Apresentação do Diagnóstico do Zoneamento Ambiental Produtivo da Bacia do Rio da Prata
Data: 20 de abril de 2022
Horário: das 8h às 12h
Local: Salão Clube Buritis (Rua Professor Antônio Secundino, 133-205) – Presidente Olegário (MG)
Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/apresentacao-do-diagnostico-zoneamento-ambiental-produtivo-da-bacia-do-rio-da-prata__1542017
Comentários