Estudantes de Urucuia e Pintópolis participam de feiras sobre educação empreendedora
Eventos marcaram o encerramento das ações que inserem o empreendedorismo nas escolas públicas dos dois municípios
As cidades de Urucuia e Pintópolis, no Noroeste de Minas Gerais, promoveram no último sábado (2/12) feiras para celebrar as atividades que inserem a temática da Educação Empreendedora em suas escolas. Com apoio do Sebrae Minas, foram realizadas a 3ª Feira dos Alunos Empreendedores de Urucuia e a 1ª Feira dos Pequenos Empreendedores das Escolas Municipais de Pintópolis. Cerca de 500 pessoas marcaram presença em cada um dos eventos.
“As feiras marcam as diversas capacitações realizadas ao longo de 2023 para os gestores municipais, coordenadores, professores e diretores das escolas, além dos estudantes. Nosso objetivo foi, em parceria com as prefeituras, secretarias municipais de Educação e o Sicoob Credichapada estimular o comportamento empreendedor entre os envolvidos”, explica a analista do Sebrae Minas Daniele Moreira.
Neste ano, para fomentar as habilidades e competências empreendedoras no ambiente escolar em Urucuia, foi aprovada uma lei municipal que estabelece a disciplina de Cultura Empreendedora, Cooperativista e Financeira na grade curricular de ensino. “A feira cresceu muito nos últimos três anos e, hoje, conta com a participação de todos os alunos da rede pública de ensino da cidade, o que reforça a importância do empreendedorismo no dia a dia e também no futuro de cada estudante”, ressalta a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Urucuia, Janete Laíse Barbosa da Mata.
Já a 1ª Feira dos Pequenos Empreendedores das Escolas Municipais de Pintópolis marcou o envolvimento dos pais no processo de aprendizagem dos filhos que, com muita criatividade, apresentaram suas ideias e projetos criados para o evento. “Tivemos um resultado muito positivo, com forte adesão dos pais e alunos no entendimento da temática. Isso reforça que estamos no caminho certo de preparação desses jovens para o mercado de trabalho e para os desafios da vida adulta”, comenta o secretário municipal de Educação, Domingos Martins da Rocha. O município também conta, desde 2022, com uma legislação específica que aplica a disciplina Cultura Empreendedora, Cooperativa e Financeira nas escolas.
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Comentários