Especialização ‘Educação do Campo, das Águas e das Florestas’ será ofertada pela UFVJM em 2025

 Especialização ‘Educação do Campo, das Águas e das Florestas’ será ofertada pela UFVJM em 2025

No próximo dia 14 de janeiro, será realizada reunião virtual para apresentação e esclarecimentos sobre o curso

A UFVJM, como ação do Programa Escola da Terra, oferecerá, em 2025, o curso de Especialização: Educação do Campo, das Águas e das Florestas. A especialização terá uma carga horária total de 360 horas, organizadas em unidades curriculares que totalizarão 24 créditos, e será ofertada entre março e dezembro de 2025. Serão ofertadas 60 vagas, organizadas em grupos de 10 cursistas por mediador. A principal proposta da iniciativa é atender educadoras e gestores na Rede Municipal e Estadual de Educação de Minas Gerais, incluindo profissionais que atuam nas Escolas Família Agrícola (EFA’s). No próximo dia 14 de janeiro, às 15h, será realizada reunião virtual para apresentação e esclarecimentos sobre o curso.

Os interessados em participar da reunião devem se inscrever no formulário eletrônico, disponível aqui.

De acordo com a professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais e  coordenadora do Programa Escola da Terra na UFVJM, Ivana Cristina Lovo, o curso é “resultado de uma ação articulada entre o Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais e as graduações Licenciaturas em Educação do Campo e Pedagogia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), materializando parceria entre a UFVJM, a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação (Secadi/MEC)”.

A professora destaca que a oferta desse curso de especialização é resultado da oferta entre 2023-2024 do curso de aperfeiçoamento Educação do Campo, Agroecologia e Letramentos, realizado pelo Programa Escola da Terra coordenado pela UFVJM. “Com o aperfeiçoamento trabalhamos com professores da rede municipal de Araçuaí, Diamantina e São Francisco, municípios localizados em áreas de abrangência da UFVJM. Os profissionais da educação que participaram do aperfeiçoamento solicitaram a continuidade no acompanhamento e diálogo com a universidade, e desse processo surge então a proposta da especialização, que será uma oportunidade de aprofundar as discussões sobre a Educação do Campo, das Águas e das Florestas, em uma estratégia de articular ensino, pesquisa e extensão a partir da pedagogia da alternância”, ressalta Ivana.

Ivana detalha que “o percurso formativo será baseado nos princípios da Educação do Campo, das Águas e das Florestas, considerando a diversidade dos saberes e fazeres de povos e comunidades tradicionais, incluindo suas relações com a terra, seus modos de vida e cultura, em uma perspectiva de desenvolvimento que considera o campo como lugar de vida e de bem-viver. Os conteúdos abordados serão organizados a partir da concepção da pedagogia da alternância, que organiza diferentes espaços e tempos para os itinerários educativos, organizados em momentos formativos que intercalam o Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC). A alternância orienta-se igualmente nas bases da ‘Pedagogia da Práxis’. O TC envolverá ações nos espaços da educação básica e nas comunidades em que as escolas estão inseridas”.

Segundo a coordenadora, o “processo de seleção dos cursistas será organizado por edital da UFVJM, via Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), que será divulgado em breve”.

Para outras informações, basta enviar um e-mail para o endereço escoladaterra.fih@ufvjm.edu.br.

Legenda imagem: Professores da universidade e dos municípios durante reunião de planejamento do Programa Escola da Terra na UFVJM (crédio: arquivo Programa Escola da Terra)

 

Confira as mídias sociais da UFVJM:

 Facebook – Perfil Oficial

 Instagram

 Twitter

Divisão de Jornalismo e Imprensa

Coordenadoria de Comunicação Social

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados