Especialista do Senac aponta que tendência retrô deve ficar em alta em 2024
Cor do Ano Pantone e Relatório do Pinterest trazem indicadores que vão influenciar segmentos como moda, beleza e decoração
A consultoria de cores Pantone lançou no começo de dezembro a cor do ano de 2024: a PANTONE 13-1023 Peach Fuzz (em inglês, penugem de pêssego). No anúncio em suas redes sociais, a empresa informou que “a cor captura o desejo de nutrir a nós mesmos e aos outros. É um tom de pêssego suave e aveludado cujo espírito abrangente enriquece a mente, o corpo e a alma”. A Pantone salientou ainda que o tom quente e aconchegante da cor de 2024 destaca “o desejo de união com os outros e os sentimentos que isso cria.”
Outra empresa que apontou tendências para o novo ano é o Pinterest. Com base na análise de termos mais procurados por seus usuários, a rede social de compartilhamento de fotos desenvolveu seu relatório com tendências em diversas áreas. Em 2024, o Pinterest Predicts evidencia o “estilo vovô” na moda, uma paleta azul para a beleza e a estética kitsch na cozinha, entre outras previsões.
Adriana Maciel, especialista em Moda do Senac, explica a importância desses indicadores para vários segmentos. “Quando a Pantone divulga “a cor do ano”, há uma mobilização, por parte da indústria têxtil, da indústria de cosméticos, fabricantes de tintas utilizadas na decoração de interiores, dentre outras, para oferecer produtos com tingimento nesta tonalidade. É uma espécie de direcionamento do que será ofertado no mercado”.
Moda e comportamento retrô
A nostalgia tem tudo para estar em alta em 2024, conforme ressalta. “Peach Fuzz, eleita a cor no ano, é suave, retrô e traz uma nostalgia. Se pensarmos em termos de comportamento, reflete calma, quietude, momentos de relaxamento e conexão com o bem-estar. É uma fuga necessária quando o entorno parece caótico e traz um contraponto com o cenário geopolítico atual.”
Vemos várias tendências nostálgicas também no Pinterest, salienta Adriana. “Cozinhas vintage com pinguim na geladeira, valorização do feito à mão, uso de materiais reciclados em objetos novos e pegada sustentável também na culinária, reaproveitando sobras na criação de novas receitas, igual nossas avós faziam (principalmente no pós-guerra).”
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.
Comentários