Escolas Municipais recebem o Prêmio Integrar Verde 2019
Concurso faz parte do Programa Integrar – Eixo Meio Ambiente, da Kinross, e envolveu alunos em projetos que valorizam iniciativas sustentáveis em escolas de Paracatu
“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”. Anísio Teixeira
Alunos e professores de oito escolas públicas se mobilizaram no planejamento e produção de projetos de ações práticas para solucionar ou amenizar problemas ambientais apresentados nos contextos das instituições de ensino. As ideias foram inscritas no Prêmio Integrar Verde 2019, e as três escolas vencedoras foram reconhecidas na cerimônia que aconteceu nesta quinta-feira, 12 de dezembro, na Casa Kinross.
Com o tema “Escola verde e colaborativa”, alunos do 4º ano do ensino fundamental apresentaram projetos de educação ambiental que se propuseram a solucionar ou discutir alguma questão que necessite de melhorias dentro das instituições de ensino. Os critérios avaliados foram originalidade, complexidade, o engajamento da comunidade e a referências aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A ação faz parte do eixo de meio ambiente do Programa Integrar e visa estimular o pensamento crítico, a pesquisa, a originalidade e a integração, por meio da valorização da criatividade e do envolvimento de alunos e toda a comunidade escolar.
Jurados
Os projetos premiados foram escolhidos por uma comissão composta por representantes da Kinross, Superintendência de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, Instituto Estadual de Florestas e Sesc Paracatu.
Escolas vencedoras
1º lugar: Escola Municipal Coraci Meireles de Oliveira
2º lugar: Escola Municipal Leonor Ulhoa Victor Rodrigues
3º lugar: Escola Municipal Doutor Antônio Ribeiro
Programa Integrar – eixo Meio Ambiente
O eixo meio ambiente é uma das iniciativas de sustentabilidade da Kinross e faz parte do Programa Integrar, que desde 2011, contribuindo para o desenvolvimento local de Paracatu. Ao longo de 2019, foram promovidas diversas oficinas, atividades e ações de conscientização ambiental no município.
O projeto, com foco na implantação e desenvolvimento de mobilizações sociais, envolveu mais de 900 crianças, de 9 a 11 anos para trabalhar quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), são eles: Água potável e Saneamento, Consumo e Produção Responsáveis, Vida na Água e Vida Terrestre
fotos:
Comentários