Escolas da rede municipal de Arinos (MG) promovem São João Literário, projeto do IBS, a partir do tema: Guimarães Rosa, a poesia de um mestre da prosa.

 Escolas da rede municipal de Arinos (MG) promovem São João Literário, projeto do IBS, a partir do tema: Guimarães Rosa, a poesia de um mestre da prosa.

“Alunos das escolas da rede municipal fazem apresentação do São João Literário em evento aberto para a comunidade, na Praça do Coreto, no próximo dia 14/6”

  

No próximo dia 14/6, os alunos da rede municipal de Arinos (MG), terão a oportunidade de demonstrar toda sua criatividade em apresentações com foco no incentivo à leitura, que marca o São João Literário, em evento aberto para toda comunidade escolar, a ser realizado na Praça do Coreto. O tema deste ano é: Guimarães Rosa, a poesia de um mestre da prosa.

O São João Literário faz parte das atividades do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE do Instituto Brasil Solidário, que envolve todas as escolas que participam das ações do Programa, em várias regiões do Brasil, mas principalmente no Norte e Nordeste do país. A proposta chega ao município de Arinos, a partir da parceria do Instituto Brasil Solidário com a Newave Energia, com foco em fortalecer ações continuadas de valorização da arte e cultura dentro das propostas pedagógicas curriculares.

 

Segundo Marli Fonseca, Secretária de Educação de Arinos (MG), a iniciativa foi abraçada com muito entusiasmo por todas as escolas da rede, que estão se preparando para o concurso de leitura, com muita arte, poesia e ensaios para o primeiro ano de apresentação da quadrilha literária. “Está sendo uma experiência única, fantástica, com a oportunidade de experimentarmos a literatura de uma maneira diferente, por isso, estamos organizando e pensando em cada detalhe, com muito carinho e muito zelo pedagógico. O IBS tem sido uma inspiração com os projetos e estamos ansiosos por esse momento do evento, principalmente, a apresentação da nossa quadrilha literária com participação dos alunos em todo o processo”, ressaltou.

 

A programação começa às 8h e vai até às 20hs com várias atividades em celebração aos festejos juninos, com muita música, teatro, poesia e práticas literárias. A iniciativa, que faz parte de um projeto do Instituto Brasil Solidário, propõe que durante todo o mês de junho, sejam trabalhadas sequência didáticas agregando a literatura em cada atividade que resultará na grande festa de São João.

Premiação

O “Projeto São João Literário IBS 2024” irá premiar, através de votação realizada pela comissão municipal que contará com representantes da Equipe Técnica da SME de Arinos, as melhores produções de quadrinha, poesia, cordel e crônica com textos e ilustrações criadas pelos estudantes a partir do tema “Guimarães Rosa, a poesia de um mestre da prosa.”

 

As produções literárias devem ser criadas pelos estudantes de acordo com os seguintes segmentos escolares e gêneros textuais:

  • Educação Infantil: Quadrinha ilustrada
  • Ensino Fundamental Anos Iniciais: Livro de poesia ilustrado
  • Ensino Fundamental Anos Finais: Livreto de cordel ilustrado
  • Ensino Médio: Crônica ilustrada

 

Além das produções literárias, o concurso também vai premiar, através de votação realizada pela comissão municipal que contará com representantes da Equipe Técnica da SME de Arinos, as melhores quadrilhas literárias. As diversas ações do Plano Bienal Brasil Solidário, financiado com recursos incentivados pela Lei Rouanet, conta ainda com parceria de instituições e empresas privadas como Bank of America, John Deere, Instituto Ultra, Ipiranga, BTG Pactual, Newave Energia, Echoenergia, Grupo Equatorial, Palmeirinha Ação Social, Sotreq, Veirano Advogados, Instituto XP, Nu Bank, Companhia Petroquímica do Nordeste (COPENOR) e Bayer, além de pessoas físicas.

 

Para o presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, as atividades permitem um rico diálogo entre a escola e a comunidade.   “O objetivo pedagógico do Projeto é manter vivas as raízes das festividades do São João, com toda a sua riqueza e tradição, incorporando o cunho literário desde os preparativos até as apresentações das quadrilhas juninas. A ideia é engajar a comunidade escolar e fazer com que todos voltem os olhares para a riqueza da cultura popular brasileira e este é um ótimo momento para trabalhar a arte literária”, ressalta.

 

Sobre o Projeto São João Literário

O São João Literário faz parte das atividades do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário e envolve todas as escolas que participam das ações do Programa, em várias regiões do Brasil, mas principalmente no Norte e Nordeste do país. Com sua primeira edição realizada em 2013, o projeto tem como objetivo promover uma grande mobilização com foco no livro e no incentivo à leitura dentro das festividades juninas.

 

Uma lista de atividades é elaborada para serem desenvolvidas com todas as turmas do Fundamental I ao Fundamental II – organização da estrutura física da escola para a festa, montagem do cardápio e distribuição dos convites. O objetivo pedagógico do Projeto é conseguir engajar toda a comunidade escolar e fazer com que todos voltem os olhares para a riqueza da cultura popular brasileira, aproveitando esse período para trabalhar a arte literária.

 

No Projeto São João Literário – IBS além de desenvolver e incentivar o estudo das tradições e da cultura popular, trabalha com sequências didáticas que estimulam a produção e o estudo literário que resultam em aprendizagens significativas e a apresentação das muitas culminâncias que acontecem através da parceria com muitas escolas do nosso país.

 

As atividades do Projeto São João Literário podem ser realizadas com todos os segmentos escolares. O que diferencia a proposta em cada ano/ciclo é o gênero trabalhado e o seu desenvolvimento pelos diferentes professores.

 

 

Programação Cultural – São João Literário 2024 – IBS/Arinos – MG

 

08:00 – Abertura com os parceiros do São João Literário 2024

08:20 – APAE: Literatura de Cordel

08:30 – Pot-pourri de música de São João – Viajantes da Alegria com a participação do Fábio Jr.

08:40 – CEMEI Mariane – Sítio do Picapau Amarelo

08:50 – Garibaldina – Guimarães Rosa

09:00 – Cemei Crispim Santana – Chapéuzinho Amarelo

09:10 – Plínio Jarbas: O Lápis Encantado

09:20 – Rivalino- Turma da Mônica – Chico Bento

10:30 – Joaquim Rodrigues – Menina bonita do laço de fita.

10:40 – Princesa Isabel – Jorge Amado – Dona flor e seus dois maridos

10:50 – Vasco Bernardes – Carlos Drummond

11:00 – E.M. Tiradentes- Branca de Neve e os Sete Anões’

11:10 – Viajantes da Alegria – Dança – Peneirei Fubá

11:20 -Visita e apreciação das Obras Literárias

12:00 – Intervalo para Almoço

14:00 – E.M. João F. Pitangui – O Auto da Compadecida

14:20 – E.M. Tiradentes- Branca de Neve e os Sete Anões’

14:30 – Escola Santos Reis Asa Branca – Luiz Gonzaga

15:00 – João Gontijo: Lampião é Maria Bonita

15:30 – Viajantes da Alegria – Cantando toadas do Grande Sertão Veredas

16:00 – Entrega das premiações do I São João Literário

17:00 – Encerramento da programação cultural

20:00 – Show – Forró do Encontro do I São João Literário 2024 – IBS/Arinos – MG

 

Comunicação IBS

Gabriela Martins

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados