“Enem Te Conto” fortalece a preparação de jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio

  “Enem Te Conto” fortalece a preparação de jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio

Com resultados expressivos, estudantes do projeto educacional
de capacitação têm mais um ano de êxito

Com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio, o “Enem Te Conto” celebra mais um ano bem-sucedido. O projeto é desenvolvido pela Academia de Letras do Noroeste de Minas, com patrocínio da Kinross, no âmbito do Programa Integrar, plataforma de investimentos da mineradora em iniciativas voltadas para a educação, educação ambiental, cultura e geração de trabalho e renda.

Desde agosto de 2024, cerca de 40 estudantes do ensino público de Paracatu acompanharam as aulas semanais, de preparação para a etapa de redação e, como novidade do ano passado, capacitação também para as provas de física e matemática.

“A grande novidade de 2024 foi o ‘Enem Te Conto Exatas’ e que nos surpreendeu ainda mais positivamente. Tivemos estudantes que saíram de 8, 9, 10 acertos para 23, 25, 27 acertos. A gente considera que a oficina cumpriu o que se propôs, para além das questões de aprovações e notas, que são sim formas para medir os resultados, mas sendo um apoio maior para alunas e alunos”, destaca Daniela Prado, professora do Enem Te Conto.

A preparação para a redação foi mais desafiadora, por conta das mudanças no olhar dos avaliadores. “Nós professores tivemos todo o cuidado de fazer com que alunas e alunos conhecessem melhor a estrutura do gênero dissertação. E, também, que tivessem um olhar crítico para avaliar uma situação da sociedade e conseguissem propor soluções. Assim, tivemos participantes que tiraram 880 e até que conquistaram mais de 900 pontos na redação”, ressalta Daniela.

Entre estudantes com boa pontuação está Débora Costa Vilela, de 20 anos, que antes de participar da oficina havia tirado 620 na redação. Após participar da capacitação, Débora obteve pontuação de 900 em 2023, e 940 no Enem de 2024.

“A metodologia do Enem Te Conto é muito boa! Tivemos acesso a informações diversas que contribuíram para ampliar nosso conhecimento geral e, assim, estarmos preparados para escrever sobre qualquer tema proposto. E as correções das redações feitas na oficina foram cruciais. Me ajudaram a entender o processo de escrita e a saber o que precisava melhorar. No meu caso específico era a conclusão da redação, que aprendi a fazer no projeto”, conclui Débora.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados