15º Encontro Nacional Axé Dendê Capoeira e 5º Encontro Elas tem Axé e tem Dendê em Paracatu
Realizou-se nos dias 9 e 10, o 15º Encontro Nacional Axé Dendê Capoeira e a 5ª edição do Encontro Feminino que teve como tema: “Tem Axé e Tem Dendê”. O Axé na capoeira representa força, ânimo e energia. Uma roda de capoeira cheia de axé é uma roda animada e alegre. E o Dendê na capoeira é colocar dendê, é colocar energia.
O encontro foi realizado no Ceu das artes e na Fundação da Casa de Cultura com ações direcionadas as crianças de escolas públicas, entrega de cordas, que é o batizado, um momento muito especial, onde o aluno recebe a sua primeira graduação na Capoeira representada por uma corda colorida. Quando o aluno recebe a sua corda significa que já adquiriu os fundamentos básicos correspondentes a sua graduação e não é mais um aluno iniciante.
O encontro contou com capoeiristas de Recife, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.
Atividades
Dentro do encontro feminino aconteceu uma roda de conversa com a professora aposentada da UFU – Conceição Leal, que criou o movimento negro no triângulo e contribuiu para a construção da Fundação Palmares, e também contou com a participação do baba orixá, com Edilson e Lorena, outros convidados como capoeiras de Paracatu e região. E além dessas ações, aconteceu uma competição com jogos internos de Paracatu e outras cidades, a competição de duplas de maculelê, homenagens as pessoas de relevância de serviços prestados a capoeira e uma oficina de samba de roda com alunas de São Paulo.
Mestre Cacau
Esse trabalho é realizado pelo mestre Cacau e o mestre Preto fundadores do grupo. Atualmente, são vários alunos, mestres, contra mestres e professores instrutores, o grupo tem uma ação atípica, pois conta com a maioria de alunas, alunas que estão dando aulas e realizando ações nas escolas de formação através da capoeira.
Premiação
A capoeira, uma demonstração cultural brasileira que combina arte marcial, dança, música e esporte, possui um sistema de graduação único, profundamente enraizado em sua tradição. Este sistema não apenas reconhece a habilidade e o conhecimento dos praticantes, mas também celebra seu desenvolvimento pessoal e comprometimento com a arte.
Uma parte importante da prática é a roda de capoeira, onde cada participante tem liberdade para fazer sua própria expressão corporal com movimentos abertos, não sendo obrigatório realizar movimentos pré-determinados. Essa forma de interação permite a oportunidade da criança se expressar, estimulando a criatividade da criança.
Comentários