Encerramento do projeto eco literário ‘Contar e Recontar Histórias para Encantar e Transformar Ideias’

 Encerramento do projeto eco literário ‘Contar e Recontar Histórias para Encantar e Transformar Ideias’

Solenidade na Câmara Municipal recebeu alunos e professores das 17 escolas participantes

Terminou nesta quinta-feira (8/12), o projeto ‘Contar e Recontar Histórias para Encantar e Transformar Ideias’, iniciativa que uniu atividades de ecoliteratura, educação e o meio ambiente para alunos do 4º ano de 17 escolas da rede pública de ensino de Paracatu.

Cerca de 1500 estudantes, entre 9 a 12 anos de idade, foram beneficiados pelo projeto, que teve a Kinross como patrocinadora, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. A solenidade de encerramento aconteceu na manhã desta quinta-feira, na Câmara Municipal de Paracatu.

Ao longo de todo o segundo semestre de 2022, os alunos tiveram a oportunidade, de maneira lúdica e interdisciplinar, de participar de oficinas eco literárias, apresentações teatrais, piqueniques e visitas guiadas ao Parque Estadual de Paracatu e também desenvolveram trabalhos para o Concurso Cultural – Prêmio Integrar Verde.

“A educação ambiental, a literatura e a oportunidade de trabalhar as oficinas com os alunos provam que a educação vai muito além dos muros da escola e das paredes das casas. Educação é mundo e é vida”, destaca a coordenadora do projeto, Berenice Maria Mendes.

INTEGRAR VERDE

Sobre o Prêmio Integrar Verde, alunos de onze escolas puderam desenvolver projetos com ações práticas para solucionar ou amenizar problemas ambientais encontrados na própria escola ou na comunidade em que moram. O resultado dos três melhores projetos foi revelado durante o evento.

Em 3º lugar, com o prêmio de $1.200,00, ficou a Escola Municipal Leonor Rodrigues Ulhoa, com o projeto ‘Economizar para não faltar’. Em 2º lugar, com premiação de R$2.400,00, ficou a Escola Dr. Sérgio Ulhoa, com o projeto ‘Sabão líquido, reaproveitando o óleo de cozinha’. Já a escola campeão, com um cheque de R$ 3.600,00, foi a Escola Municipal Coraci Meireles, com o projeto Aroma Verde.

“Acreditamos que o fazer juntos é muito importante para o desenvolvimento do município e esse projeto cumpriu todas as nossas expectativas”, avalia a gerente de comunicação e comunidades da Kinross, Luana Gomes. Segundo ela, todos os projetos inscritos no Prêmio Integrar Verde foram muito bem elaborados e conseguiram envolver toda a comunidade escolar. “Todos estão de parabéns, foram projetos de altíssima qualidade, com ações voltadas para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade e que vão contribuir muito para o aprendizado dos alunos”, finaliza.

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados