Empresas de Patos de Minas têm projetos aprovados em edital da Fapemig

 Empresas de Patos de Minas têm projetos aprovados em edital da Fapemig

Com apoio do Sebrae, elaboração dos projetos envolveu o ecossistema de inovação Patos Valley

Projetos de três empresas de Patos de Minas foram aprovados pelo Programa Compete Minas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e vão receber cerca de R$ 2,7 milhões para investimentos em estudos, tecnologia e desenvolvimento de produtos e processos inovadores. A elaboração dos projetos envolveu o ecossistema de inovação da cidade, o Patos Valley, e contou com apoio do Sebrae Minas, Unipam/Fepam e Prefeitura.

O Compete Minas, programa que incentiva a competitividade das empresas e o desenvolvimento econômico em Minas Gerais, aprovou 65 projetos no estado, totalizando um montante de mais R$ 33 milhões a serem investidos em empresas, startups e cooperativas. O resultado foi divulgado no último dia 21 de outubro.

Entre as empresas aprovadas de Patos de Minas estão a Reager, com o projeto de desenvolvimento de Cluster Descentralizado para Produção de Fertilizante 100% Renovável; a Nooa, com a proposta de desenvolvimento de um biofungicida a base de actinobactéria para controle biológico da ferrugem na cultura do cafeeiro; e a Sollares, com um projeto voltado para inovação e eficiência em aquecimento solar.

“Patos de Minas conseguiu captar o maior valor somado entre os municípios do estado. Esse tipo de iniciativa é fundamental para o fomento à inovação e o desenvolvimento de projetos inovadores no município. Os recursos vão beneficiar tanto as empresas, quanto a economia da região”, avalia a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana.

Para o diretor comercial da Reager, José Benevides Romano, o recurso captado abre novas possibilidades de investimentos para a empresa, com um custo bem menor do que as linhas tradicionais do mercado financeiro. Segundo ele, a Reager, que atua no comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo, vai investir em uma planta agroindustrial bastante inovadora. “Com esse valor, faremos investimento em uma unidade industrial móvel para a produção de fertilizante orgânico 100% renovável, com alta concentração de fósforo e baixa pegada de carbono, para atender a região do Triângulo Mineiro”, explica.

Elaboração dos projetos

Para ajudar as empresas, as startups e as cooperativas interessadas em participar do edital, o Sebrae Minas firmou uma parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) para auxiliar na elaboração das propostas. Ao todo, 15 empresas receberam capacitações para a escrita dos projetos, participando de workshops e mentorias.

De acordo com o gestor de Inovação do Unipam, Fernando Dias da Silva, a inovação é um dos principais motores do desenvolvimento econômico e social. “Projetos como esse, que partem da interação entre diferentes atores para fornecerem os recursos necessários para promover inovação, são muito importantes para o território. Com a inovação é possível gerar novas oportunidades de negócios, melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a sustentabilidade”, finaliza.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados