Dia do Voluntariado: doação, dedicação e amor que fazem a diferença na vida das pessoas

 Dia do Voluntariado: doação, dedicação e amor que fazem a diferença na vida das pessoas

 

Data será marcada, no dia 28 de agosto, às 15h, com roda de leitura de cartas, Yoga e musicoterapia aos pacientes em cuidados paliativos da Versania Brasil em BH

Em um mundo de desafios e adversidades, ser ouvido, acolhido, receber afeto e atenção faz toda a diferença, principalmente em momentos em que a saúde se encontra fragilizada. Essa doação de tempo, ações e bons sentimentos, de forma espontânea e não remunerada, é atribuída ao voluntariado, que é celebrado anualmente no dia 28 de agosto.

E neste ano, a data será comemorada de forma especial na unidade da Versânia Brasil (rua Denver, 190, bairro Santa Lúcia), em Belo Horizonte, a partir das 15h. Trata-se de uma roda de leitura de cartas de cunho carinhoso, de acalento e de esperança que foram escritas a mão, digitalizadas e impressas por Voluntários da Fundação Keralty, de diversas partes do Brasil, e direcionadas aos pacientes que passam por tratamento de cuidados paliativos na clínica. Do total de quase 16 mil voluntários da rede no país, mais de 3 mil são da capital mineira.

“O voluntário é aquela pessoa que se doa em troca de algo que o dinheiro não paga: um abraço, um sorriso, um olhar de gratidão e palavras, como obrigado. É um ser que trata o valor humano como algo condicional da vida. E celebrar a data com essa iniciativa, de compartilhamento de emoções, é muito precioso para nós”, diz Erika Nunes, gerente da Associação Keralty.

Algumas cartas trazem, além do conteúdo inspirador, fotos dos remetentes, segundo a gerente. “É a forma de voluntários criarem vínculos com os destinatários. Inclusive, alguns deles gravam as cartas em formato de áudios e vídeos que são encaminhados via e-mail ou WhatsApp”, explica.

Todas as cartas passam por revisão que é feita por uma equipe de voluntários pedagogos e psicólogos. Por meio desse procedimento é possível identificar o que o remetente quer externar e se está em consonância com as regras do projeto que constam em um e-book.

Para fazer parte do grupo de voluntários é necessário se inscrever por meio da plataforma  Atados (https://atados.com.br/ong/associacao-keralty/vagas), parceira do projeto que tem como missão fortalecer a cultura do voluntariado no Brasil.

Musicoterapia

Como parte das comemorações ao Dia do Voluntariado, os pacientes em cuidados paliativos vão ter momentos de musicoterapia. Na ocasião, haverá apresentação de um grupo musical. Segundo Erika Nunes, estudos revelam que a música traz benefícios, como ativar memórias de momentos pregressos e que reconectem o vínculo familiar e individual, além de propiciar a sensação de bem-estar, relaxamento, conforto e alegria.

Yoga

Como parte das comemorações do Dia Nacional do Voluntariado, haverá uma aula especial de Yoga para pacientes, familiares e colaboradores. Essa prática, que combina respiração, posições corporais, flexibilidade e meditação, é especialmente importante para pacientes paliativos, pois contribui para aliviar o estresse, promover o bem-estar emocional e melhorar a qualidade de vida, segundo especialistas. Trata-se de uma oportunidade de cuidar da mente e do corpo, reforçando o poder do autocuidado e da serenidade em momentos desafiadores.

Na Versania, a Linha de Cuidado Paliativo traz uma abordagem multidisciplinar e integrada de cuidados médicos, psicossociais e espirituais com foco na qualidade de vida do paciente mesmo diante de doenças graves, avançadas ou incuráveis. No caso de pacientes com doenças crônicas, como insuficiência cardíaca, doença renal ou demência, os cuidados paliativos podem ajudar no gerenciamento de sintomas e melhorar o bem-estar geral. Os pacientes que estejam passando por hospitalizações frequentes também podem ser beneficiados por meio da assistência paliativa que ajuda na coordenação dos planos de cuidados e auxilia a lidar com os impactos físicos e emocionais durante o processo.

Sobre a Versania

Com mais de 40 anos na área da saúde, a Versania é o braço sócio-sanitário do Grupo Keralty, que tem sede na Espanha e é composto por empresas de grande porte na prestação de serviços em saúde, com infraestrutura clínico-hospitalar e forte atuação nas áreas assistencial e educacional. O Grupo está presente em dez países, como Estados Unidos, México, Brasil, Peru, Colômbia, Espanha, Filipinas e Venezuela. Ao todo são mais de 9 milhões de beneficiários pelo mundo.

No Brasil, a Versania está presente em três estados – Minas Gerais, São Paulo e Paraná –, com estruturas de alto padrão, certificações internacionais e equipes interdisciplinares especializadas que atuam de forma integral e humanizada.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados