Descarte de lixo em horário inadequado causa transtornos
Acúmulo de lixos nas ruas em horários irregulares causa problemas como bloqueio de calçadas, mau cheiro e obstrução de bueiros em período de chuvas
Uma cidade limpa demanda empenhos do poder público e da população. Esforço que, no entanto, nem sempre estamos dispostos a fazer com que se torne um hábito. Pedestres que transitam pelas inúmeras ruas da cidade poderão encontrar obstáculos pelos passeios das vias. Além de placas de propagandas espalhadas pelas caçadas, o que pode ser frequentemente observado é o acúmulo de sacos plásticos com lixo doméstico descartados de forma e em horários irregulares. Podemos observar dia a dia, as pessoas não colaboram, a situação só piora, sacos de lixo empilhados colocados nas praças, nas esquinas e em diversas ruas, dia e horas antes de serem recolhidos pelo serviço de coleta.
Tal circunstância, obstrui a passagem de pedestres nas calçadas e tem deixado às ruas sujas e com mau cheiro, já que a exposição do lixo, muitas vezes misturado com restos de comida, por longo período, atrai animais que rasgam os sacos e espalham os restos. Além disso, a situação é um dos fatores que contribui para a obstrução de bueiros, dificultando a drenagem e causando alagamentos na cidade em períodos de chuvas.
Coleta
Os caminhões coletores passam regularmente, mas nem sempre os cidadãos cumprem seu papel e descartam o lixo irregularmente. Condomínios, lojas e repartições públicas devem acondicionar seus lixos antes de colocar nas calçadas.
O direito de ir e vir
Canteiro na Avenida Olegário Maciel
O direito de ir e vir está intimamente ligado à capacidade das pessoas de se deslocarem livremente para atender às suas necessidades diárias, como trabalho, educação, saúde e lazer.
Comentários