De vendedor porta a porta a CEO de uma rede de produtos naturais que fatura mais de R$ 250 milhões por ano
_Nasceu e cresceu em uma família humilde, mas com sonhos gigantes. Empreendedor nato, conquistou seu espaço no mercado de vendas e varejo, levando o nome da família a mais de 22 estados do Brasil._
*Brasil, outubro de 2024:* Edmar, capixaba, mudou-se para Brasília aos 22 anos de idade. Iniciou sua vida profissional como vendedor de porta a porta, mas nunca foi apenas um vendedor. A eficiência estava no sangue e transformou sua vida ao longo de poucos anos. “Em 40 anos de varejo e experiência nesse mercado, tenho a convicção de que um bom empresário não precisa ter medo de correr riscos. O espírito empreendedor precisa ser forte o suficiente para fazer o negócio avançar e aumentar a receita. Isso exigirá que o empresário corra riscos de vez em quando e tenha coragem para enfrentá-los”, conta o CEO Edmar Mothé da brasiliense Bio Mundo.
Começou sua vida de empreendedor muito jovem. Seu cunhado, libanês, foi seu maior mentor, incentivando-o e fazendo-o colocar a mão na massa em seus processos de compra e revenda de produtos do centro de São Paulo para a região onde viviam.
Em sua ida para Brasília – DF, para recomeçar sua vida, morava no subsolo de uma pensão, o mesmo lugar onde o apresentaram seu trabalho com vendas externas, a famosa venda porta a porta. Foi ali que Mothé começou sua carreira como vendedor.
Segundo Edmar Mothé, vendas não são um dom ou algo que já vem embutido nas qualidades de alguém. “Vendas é processo e exige treinamento. É um constante aprendizado acerca das necessidades de um cliente,” assegura ele.
O negócio deu tão certo que Edmar foi escalando as vendas e seus ganhos. Saiu do zero e com 2 meses já morava no térreo da pensão, com 3 meses já morava em uma kitnet com entrada privativa e com 6 meses já dividia um apartamento em Brasília com um amigo.
Tornou-se gerente da empresa e somente depois de 4 anos, já capitalizado, montou o primeiro negócio no ramo imobiliário em Brasília.
Sempre embarcado no ramo do varejo, surgiu sua história com o Mundo dos Filtros. Uma viagem com amigos que se transformou em mais uma conquista. Hoje o Mundo dos Filtros conta com 50 lojas e há 26 anos é o maior vendedor de filtros do Brasil. 90% da água consumida em Brasília passa por equipamentos da empresa.
Já a Bio Mundo nasceu por acaso a fim de ocupar o lugar de outro negócio da família que não estava indo muito bem. Com aspirações do mundo das franquias, Edmar montou um modelo de negócio próprio para ser a maior e mais completa rede de produtos naturais no Brasil. “A empresa que surgiu de maneira familiar, nasceu do desejo de montar um negócio que pudesse aliar cuidados com o planeta e a saúde das pessoas. O sucesso crescente da empresa se deve, sobretudo, à qualidade dos produtos oferecidos, agregado ao objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos clientes,” continua Edmar.
Tendo em vista a experiência de 40 anos de Edmar, a marca Bio Mundo nasceu após muita pesquisa, entrega e convicção do sucesso. Todas as primeiras 26 unidades foram abertas com dinheiro próprio, um verdadeiro recorde do período, afinal toda a equipe acreditava no sucesso do modelo de negócio, e todo o background profissional impactou expressivamente nesses números.
A decisão da marca em expandir além das fronteiras do Distrito Federal partiu do interesse de outras pessoas, de shoppings e empresários de outros ramos querendo fazer parte do negócio. “Os índices sempre foram positivos, o mercado colaborou ainda mais com a busca desse nicho de franquias e o público não tinha opções de lojas que ofereciam o mesmo que a Bio Mundo,” afirma o CEO.
O sistema de franquia da Bio Mundo hoje se torna referência no setor. A empresa, ao longo dos anos, conquistou espaços e confiança do mercado a sua volta, trazendo força para a marca como um todo. Essa influência positiva reflete diretamente nos franqueados que conseguem acesso ao melhor que a marca conquista e oferece. Devido ao enorme fluxo de produtos das mais de 170 lojas espalhadas por 22 estados brasileiros além do DF, o preço da indústria repassado aos franqueados chega a 40% menor do que se negociado fora, por meio de distribuidoras. Outro exemplo importante e impactante no faturamento de cada unidade se dá à taxa administrativa entre adquirente, bandeira do cartão e o banco emissor, referente ao custo de processar a venda. Também devido ao grande volume de vendas, as taxas caem quase 60% comparadas a outras franquias. Além disso, toda a marca conta com um marketing arrojado, uma ferramenta essencial para a construção da marca no mercado e para orientar o relacionamento da corporação com o público. Em toda a Bio Mundo, são mais de 80 funcionários à disposição, trabalhando incessantemente para um resultado de excelência em prol de cada franqueado, do cliente e da empresa como um todo.
A gestão de excelência é um dos pilares fundamentais para Mothé. Resultado do perfil de alta performance aliado a uma experiência de anos, o melhor do empresário ao longo dos anos somente aflorou. Experiência essa que transformou água e alimentos saudáveis em ouro. “Esse foi o caminho que a Bio Mundo trilhou nesses anos – com muito trabalho, planejamento e propósitos superados a cada ano. Continuamos aprimorando a mesma linha estratégica que vem dando muito certo e só tem a acrescentar nessa jornada,” finaliza Edmar Mothé.
Sobre os planos para o futuro, Edmar destaca a ambição da Bio Mundo em continuar crescendo de forma acelerada: “Nossa meta para este ano é abrir 70 novas unidades, o que representa um crescimento de 20%. Com isso, esperamos atingir um faturamento estimado de R$ 270 milhões até o final de 2024. Esse sucesso é fruto de uma gestão focada e eficiente, além do comprometimento de toda a equipe em fazer a Bio Mundo prosperar cada vez mais,” completa o CEO. Podcast edinhotaon/ Edno Mariano
Comentários