Copasa lança campanha de incentivos para alcançar 1,5 milhão de potenciais clientes da tarifa social

 Copasa lança campanha de incentivos para alcançar 1,5 milhão de potenciais clientes da tarifa social
Benefício pode promover a redução de até 50% nas contas de água/esgoto para famílias de baixa renda em Minas
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) disponibilizou uma série de ações com foco em alcançar 1,5 milhão famílias em todo o Estado que podem ser beneficiadas pela tarifa social, ou seja, receber até 50% de desconto nas faturas de água e esgoto. Atualmente, a Companhia possui 789,4 mil famílias cadastradas, mas a intenção é duplicar esse número e conceder condições especiais a famílias de baixa renda nos 637 municípios mineiros onde a Copasa detém concessão.
No ano de 2024, foram incluídos 114,3 mil novos beneficiários e aproximadamente 288 mil poderão perder o benefício por falta de atualização no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses clientes têm até 25 de junho para efetuar a atualização. Na região Oeste, em 58 municípios do Pontal, Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado, 16.742 famílias correm o risco de perder o benefício.
Em razão disso, a Copasa lançou uma campanha de incentivos para garantir que famílias elegíveis de todas as regiões conheçam esse direito. A tarifa social da Copasa é disponibilizada às famílias inscritas no CadÚnico, que tenham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residam em imóvel residencial. O benefício é uma das ações de responsabilidade social da Companhia, e está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco principal no ODS 6, que trata da disponibilização de água potável e de esgotamento sanitário.
O primeiro passo do beneficiário é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico e assim obter o documento chamado “Folha Resumo”. Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e, além da “Folha Resumo”, apresentar o CPF, o comprovante de endereço em nome do beneficiário e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa. Depois disso é só aguardar a análise da documentação. Estando tudo certo, o benefício do desconto já será concedido na próxima conta.
Para informar a população, além de comunicados de alerta nas faturas, a Copasa está enviando SMS para os clientes que perderam ou estão prestes a perder o benefício. Para facilitar ainda mais o acesso, o serviço de solicitação de atualização e cadastro dos dados pode ser feito pelo Whatsapp (31) 99770 7000 e WebChat no site www.copasa.com.br. A Companhia também enviou a todo o Estado material informativo via mala-direta e disponibilizou campanhas publicitárias em rádios mineiras.
Outra frente em que a Copasa está atuando é em parceria com as secretarias socias das prefeituras. As equipes de desenvolvimento sustentável, relacionamento com o cliente e comercial da Copasa estão em contato direto com os CRAS para orientar os funcionários sobre a importância de identificar os potenciais clientes que procuram os centros nas cidades.
Os agentes de saúde dos municípios, que também desenvolvem um trabalho de proximidade junto a milhares de famílias inscritas no CadÚnico, também estão sendo preparados para repassarem as informações da tarifa social e o passo a passo para cadastrar e receber o benefício.
A solicitação de inclusão na tarifa social poderá ser feita ainda por meio de uma agência de atendimento mais próxima. As agências móveis, que promovem o atendimento itinerante dos serviços da Copasa, também estão espalhadas por todo o Estado e realizarão plantões sociais para a inclusão de clientes no cadastro.
O benefício da tarifa social da Copasa está em conformidade com a Resolução Normativa n° 150, da Agência Reguladora de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). A redução no valor da conta é calculada de acordo com o consumo de cada família, ou seja, quanto menor for o consumo de água do imóvel, maior será o desconto, sendo limitado até 20 m³ (20 mil litros).

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados