Copasa deve concluir construção de reservatório de água em Paracatu até agosto
Estrutura popularmente conhecida como ‘piscinão’ vai garantir o abastecimento de água no município durante o período de estiagem
Com a finalidade de garantir a segurança hídrica em períodos de estiagem para os aproximadamente 90 mil moradores de Paracatu, a Copasa está investindo mais de R$18 milhões na construção do reservatório de acumulação. A estrutura, iniciada em maio de 2021, tem previsão de ser concluída em agosto deste ano.
O ‘piscinão’, como é popularmente chamado, terá capacidade para armazenar até 687 milhões de litros de água, o equivalente a mais de 360 piscinas olímpicas juntas. Com a finalização da obra, mesmo que ocorra queda no volume do Ribeirão Santa Izabel, manancial que abastece a cidade, a Copasa ainda terá água para tratar e distribuir aos paracatuenses por até dois meses consecutivos.
A obra ocupa uma área de 23 hectares, tamanho que pode ser comparado a 2.300 campos de futebol colocados em linha. Cheio, o reservatório exibirá um espelho d’água de 90 mil m², comprimento proporcional à junção de 5 mil quadras de vôlei.
Para execução do reservatório, já foram escavados mais de 400 mil metros cúbicos de solo. Atualmente, as intervenções, que geram aproximadamente 46 empregos diretos, estão na fase de construção do barramento, estrutura que irá conter a água. Em seguida haverá a impermeabilização e depois instalação de equipamentos de monitoramento.
Desde sua chegada em Paracatu, a Copasa já investiu cerca de R$ 200 milhões na implantação e melhoria dos sistemas de esgotamento sanitário e distribuição de água. Atualmente também estão em andamento as obras de setorização, que visam a melhoria do abastecimento para as regiões mais altas da cidade, e as intervenções para colocar seis novos poços em operação, aumentando a disponibilidade de água para a população.
Para agendamento de entrevistas, como de costume, por favor, formalize sua solicitação para o e-mail imprensa@copasa.com.br
Comentários