Copasa comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com semana movimentada 

Ações vão desde a distribuição de água até realização de circuitos de saneamento 

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está promovendo uma série de ações no Pontal, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado. Além de comemorar a data especial, os eventos visam ainda a exaltação dos benefícios do saneamento básico para a qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

As comemorações começaram em 1° de junho. Durante o dia, a equipe socioambiental da Copasa promoveu um Circuito do Saneamento em Paracatu. Na oportunidade, alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Altina de Paula Guimarães aprenderam sobre o tratamento de água, visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), assistiram palestras sobre consumo consciente e sobre como o saneamento contribui para a preservação da natureza, além de receber material pedagógico sobre o assunto.

À noite, representantes da Copasa promoveram uma reunião com a Associação Comunitária do Morro da Mesa, de Araxá, ocasião em que foi apresentado aos produtores rurais cujas propriedades estão localizadas na microbacia do Córrego Fundo, o Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de nascentes. Eles também foram informados de que, nos próximos dias, serão visitados e questionados se autorizam a execução de ações de preservação ambiental em suas terras.

Na quinta-feira (2), um novo Circuito do Saneamento foi promovido, desta vez com os estudantes da 5ª série da Escola Estadual Arminda Maria da Costa, de João Pinheiro. Assim como em Paracatu, além de receber material didático e assistir às palestras, os discentes também visitaram o Viveiro Municipal e receberam um delicioso lanche.

Na sexta-feira (3), os copasianos visitaram a Escola Estadual Ana Rocha em Matutina e ministraram uma palestra sobre escassez hídrica e educação ambiental. Também participaram de um debate sobre ações de proteção aos mananciais, promovido pelos estudantes do Ensino Médio da instituição. Na terça-feira (7) eles têm um novo encontro marcado. Na oportunidade, os discentes participarão de um circuito do saneamento, que terá início na nascente do manancial que abastece a cidade e terminará na Estação de Tratamento de Água (ETA).

Em alusão ao Dia do Meio Ambiente, a companhia também irá fornecer água durante uma caminhada ecológica em Santa Vitória, promovida por uma empresa privada, no próximo domingo (5). O passeio, que ocorrerá nas imediações do Parque de Exposições, reunirá voluntários de diversas partes da cidade para recolher o lixo às margens do caminhódromo, ressaltando assim a importância de cada um fazer a sua parte nos cuidados com a natureza.

Já em Patos de Minas, a Copasa participou de ações desde o dia 2. Diariamente, a empresa disponibiliza o pipinha, que tem capacidade para 300 litros de água, a fim de hidratar os voluntários; copos descartáveis; lixeiras e álcool em gel. Na cidade, a companhia marca presença nas atividades de limpeza de pontos turísticos; combate à dengue e oficinas de conscientização sobre incêndios em perímetros urbanos. Será dado apoio às atividades de mobilização social para proteção ambiental na Capital do Milho até o dia 6.

Além da Copasa, os eventos também tiveram participação e apoio das prefeituras municipais; Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias), do programa Pró-Mananciais; Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Polícia Militar de Meio Ambiente; Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet); Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA); e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Universalização dos serviços em todo o Estado 

Recentemente, a Agência Nacional de Água e Saneamento (ANA) confirmou a capacidade econômico-financeira da Copasa para a universalização dos serviços de abastecimento e esgotamento até o fim de 2033.

No caso do abastecimento, a companhia já atingiu a universalização em 2021, com a marca de 99,4% dos imóveis em sua área de atuação com acesso à água tratada. O índice supera as metas trazidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 99% da população brasileira tenha acesso ao abastecimento de água até 2033.

Em relação à coleta e tratamento de esgoto, a Copasa registrou números acima da média nacional e deve atingir a meta estipulada pela legislação antes de 2033. No caso da coleta, a companhia atingiu 90,5% dos imóveis em sua área de atuação. Desses, 79,45% foram tratados, resultando em 71,9% dos imóveis com esgoto tratado e coletado no Estado. Já os dados nacionais revelam que apenas 43,9% da população tinha acesso a esgoto coletado e tratado no Brasil em 2020 (dados do SNIS de 2020).

Entre 2022 e 2026, a previsão de investimentos da companhia tanto em abastecimento quanto em esgotamento ultrapassa os R$ 7 bilhões, colocando a empresa em condições de fazer os enfrentamentos necessários para atingir as metas do novo marco.

Agenda ESG 

As atividades também estão alinhadas à Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

Também está em conformidade com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. As atividades estão niveladas com o ODS 6 – Água e Saneamento, que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados