Copasa apresenta Pró-Mananciais à comunidade de Soares, em Paracatu
Evento mostrou os benefícios e contribuiu para sanar dúvidas dos moradores acerca do programa
Com a finalidade de esclarecer a metodologia do Pró-Mananciais, tirar dúvidas da população acerca do programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas e ainda fortalecer os laços com os moradores, a Copasa realizou, na noite dessa sexta-feira (17/03), uma reunião na sede da associação dos Soares, comunidade pertencente a Paracatu.
No evento, os representantes da empresa explicaram que meio ambiente e água estão intrinsecamente relacionados e que o zelo pela natureza contribui para a segurança hídrica em longo prazo. Também foram expostas atividades já realizadas na localidade, com intuito de favorecer a penetração da água no solo e a recarga dos aquíferos, além de reforçar a importância das ações de proteção ambiental na microbacia do ribeirão Santa Izabel, manancial que abastece o município.
O assistente socioambiental da Copasa, Fauster Bernardes, falou sobre a reunião. “Já existem algumas ações sendo desenvolvidas nas imediações, mas nunca lidamos diretamente com a associação. E o nosso objetivo agora é trabalhar em parceria, de uma forma mais próxima com os moradores. Estamos procurando não apenas levar uma contribuição, mas ouvi-los, dar voz a eles, e através de todo esse processo, incentivar a sustentabilidade por meio de projetos que estimulem o senso de pertencimento ao ambiente em que estão inseridos e consequentemente a preservação da natureza”, explicou.
Para a técnica de enfermagem Rejane Martins Rodrigues Neto, presidente da associação dos moradores do Soares, a iniciativa é positiva. “É uma parceria benéfica para conservar o Santa Izabel, principalmente as nascentes. Nem todos os moradores têm conhecimento de que preservar a vegetação e plantar árvores ajuda a manter a água do Ribeirão. É interessante a Copasa estar na comunidade, para saber como ela pode nos ajudar e como nós podemos ajuda-la”, afirmou.
Na oportunidade, também foram debatidas legislações ambientais, manejo e práticas adequadas do solo e de pastagens, agricultura e desenvolvimento sustentável, além de esclarecidas dúvidas acerca de tais temas e também sobre a prestação de serviços da Companhia.
O evento contou com apoio da Prefeitura de Paracatu e também do Coletivo Local de Meio Ambiente – grupo formado para avaliar a necessidade de cercamento de nascentes e reservas, viabilidade de adequação de estradas, possibilidade de plantio de mudas, demandas para construção de aceiros, curvas de nível e bolsões, entre outras questões que demandam a realização das atividades desenvolvidas pelo Pró-Mananciais. Dentre os representantes do Colmeia, apoiaram a realização a Polícia Militar de Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Comentários