Conecta PI IFTM busca destacar a importância da inovação, da pesquisa aplicada e do fortalecimento de parcerias estratégicas

No dia 26 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, termo ainda bastante desconhecido por boa parte da população, inclusive dentro de escolas e universidades. Dessa forma, a data ganha ainda mais destaque, representando uma oportunidade de informar, conscientizar e promover compreensão sobre o papel da Propriedade Intelectual, chamada de PI, no progresso humano.
Com esse objetivo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio do seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e do seu Polo de Inovação Embrapii, realiza o Conecta PI IFTM, evento em celebração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual.
Com palestras, mesas-redondas e apresentação de diversos projetos de pesquisadores da instituição, o evento acontece na sexta, dia 25, na reitoria do Instituto, localizada em Uberaba, na Univerdecidade. A participação é gratuita e os interessados devem se inscrever por meio da internet, na página do evento. Empresas e autoridades também podem participar. Neste caso, devem entrar em contato com os organizadores do evento por meio do e-mail nit@iftm.edu.br.
Rodrigo Rossi, coordenador do NIT e do Conecta PI IFTM, explica que melhorias e avanços da qualidade de vida das pessoas estão diretamente relacionados ao desenvolvimento e aprimoramento de técnicas, tecnologias e aparelhagens, muitas delas provenientes de pesquisas e estudos científicos, nos mais diversos setores da vida social.
“A todas criações e invenções, dá-se o nome de Propriedade Intelectual. Assim, é de grande importância refletirmos sobre isso de forma a conscientizar não só nossos servidores e estudantes, como também a comunidade externa, sobre o trabalho fundamental de pesquisadores que passam dias, meses e anos debruçados em cima de pesquisas, testes, até chegarem a descobertas que podem ser aplicadas em nosso cotidiano”, finaliza Rossi.
Mas afinal, o que é Propriedade Intelectual?
Segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), propriedade intelectual refere-se às criações da mente, como invenções, obras literárias e artísticas, desenhos e símbolos, nomes e imagens utilizados no comércio. É protegida por leis, como patentes, direitos autorais e marcas registradas, que permitem que os criadores obtenham reconhecimento ou benefícios financeiros. A OMPI é uma agência especializada da ONU que promove e protege a propriedade intelectual em todo o mundo, através da cooperação entre estados e da administração de acordos multilaterais.
As invenções com finalidade industrial, marcas, patentes e outros sinais distintivos são protegidos pela propriedade industrial, já as criações literárias e artísticas são protegidas pelos direitos autorais.
A propriedade industrial garante o direito de exploração do objeto protegido com exclusividade, proporcionando assim meios para buscar a recompensa pelo esforço inovador – horas trabalhadas, recursos financeiros em pesquisa e desenvolvimento, entre outros.
Comentários