Compras de final de ano: uso do cartão de crédito requer atenção redobrada
Especialista dá dicas de como evitar endividamento desnecessário e não cair em golpes
Com a chegada do final do ano e a intensificação das compras nesse período, o uso do cartão de crédito se torna indispensável para muitos consumidores. No entanto, embora seja um bom facilitador, seu uso exige atenção redobrada. Levantamento feito pela Serasa Experian revela que 42% dos entrevistados foram vítimas de fraude. Os golpes mais comuns envolveram uso indevido do cartão de crédito (39%) e falsificações de boleto/PIX (32%). Os dados constam no Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024.
A diretora regional da Unicred do Brasil – Núcleo Multirregional, Carolina Ramos, reforça a importância dos cuidados básicos com o uso cartão para não ser vítima de golpes, como o não compartilhamento do código de segurança (CVV). Além disso, alerta que o monitoramento das transações deve ser regular. Outra orientação é não usar o wi-fi em redes públicas, pois há maior facilidade para a interceptação dos dados por hackers.
Segundo a diretora, é importante também não deixar a senha junto com o cartão, bem como verificar a idoneidade dos sites ao fazer compras virtuais. “As pessoas devem, ainda, desconfiar de mensagens de ofertas ou links recebidos por e-mail, SMS e WhatsApp, pois podem ser golpes de phishing”, ressalta. Ela acrescenta que os dados pessoais não devem ser compartilhados.
Além da segurança, é fundamental utilizar o cartão de crédito com planejamento e responsabilidade. Carolina Ramos ressalta que o cartão não deve ser visto como uma extensão da renda, mas sim como uma ferramenta que facilita transações. Quando utilizado de forma consciente, ele auxilia no controle financeiro e na organização dos gastos, evitando problemas como o acúmulo de parcelas e o risco de endividamento.
Viagens internacionais
Para quem vai passar as festas de final de ano no exterior todo cuidado é pouco. O uso do cartão de crédito em outros países exige atenção para evitar problemas e despesas inesperadas.
“O cartão de crédito é amplamente utilizado, especialmente na compra de passagens. Nesse caso, a sugestão é optar por cartões virtuais, haja vista que garantem mais segurança, pois são limitados a um número específico de uso ou tempo”, afirma Carolina.
Quando usado de forma adequada, sem compulsividade, o cartão é visto como boa modalidade de pagamento. Na Unicred, por exemplo, por meio do Único – programa Fidelidade, os cooperados que utilizam o cartão de crédito acumulam pontos e podem trocá-los por produtos, passagens aéreas ou até mesmo contribuições para previdência privada. Outros benefícios do cartão Unicred Visa que agregam na experiência da viagem, é aproveitar salas-vip nos aeroportos, seguros viagem e carro, ou serviço de concierge, dependendo da categoria do cartão.
“O cartão de crédito, quando usado com cautela e estratégia, pode ser um grande aliado nas compras e nas viagens de final de ano, promovendo conveniência e benefícios”, enfatiza a diretora.
Comentários