Comitiva de Paracatu participa de missão técnica ao ecossistema local de inovação de Porto Alegre
Iniciativa organizada pelo Sebrae Minas, com o apoio da Prefeitura de Paracatu e do Movimento Inovatu, tem o objetivo de estimular o desenvolvimento do movimento de inovação no município |
Entre 8 e 11 de abril, 13 representantes do Ecossistema de Inovação de Paracatu participam de uma missão técnica a Porto Alegre, com o objetivo de conhecer um dos modelos mais bem-sucedidos de colaboração e inovação do país. A missão é organizada pelo Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Paracatu e o Movimento Inovatu.
A missão reúne representantes das seguintes instituições: Sebrae Minas, Prefeitura Municipal de Paracatu, Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (ADESP), Sicoob Credigerais, IFTM – Campus Paracatu, Faculdade FINOM, Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, Associação de Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor) e AgroParacatu. Junto com uma comitiva da Itajubá HardTech, Ecossistema de Inovação de Itajubá, reconhecido no último Prêmio Nacional de Inovação, em 2023, o grupo de Paracatu terá a oportunidade de conhecer de perto o Pacto Alegre, modelo colaborativo que tem impulsionado o desenvolvimento econômico e a inovação em Porto Alegre e região. As duas comitivas participarão de visitas técnicas e apresentações com líderes locais, instituições de ensino e ambientes de inovação, visando adquirir conhecimento prático sobre como promover o crescimento e a sustentabilidade do Ecossistema de Inovação em Paracatu. “O objetivo é conhecer como as parcerias e o engajamento das entidades de Porto Alegre e região transformaram a realidade do ecossistema local de inovação”, afirma a analista do Sebrae Rhayssa Netto. Para Thais Nascimento, gestora Executiva da Associação de Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor) e gestora da AgroParacatu, a missão é uma oportunidade de conhecer boas práticas e ampliar a visão de oportunidades de integração do ecossistema de inovação de Paracatu com o agronegócio. “Isso é fundamental para impulsionar o setor e garantir sua sustentabilidade a longo prazo”, reforça. O presidente do Movimento Inovatu e professor de gestão pelo IFTM – Campus Paracatu, Adriano José de Paula, acredita que a missão a Porto Alegre irá “clarear ainda mais o objetivo do Movimento em tornar a inovação parte da cultura paracatuense”. Já Gustavo Silva, diretor geral do IFTM – Campus Paracatu, completa: “Estou ansioso para ver o que poderemos trazer de lá e adequar à nossa realidade, para buscar uma transformação que beneficie toda a comunidade”, diz. A missão técnica do Ecossistema de Inovação de Paracatu a Porto Alegre é mais um passo importante na jornada de fortalecimento da comunidade de inovação local e na promoção do crescimento sustentável da região. A missão e as atividades do ecossistema de inovação de Paracatu podem ser acompanhadas pelo instagram @movimento.inovatu Sobre o Sebrae O Sebrae é uma instituição que se destaca por seu papel fundamental no apoio ao empreendedorismo e à inovação. Sua atuação visa fortalecer o ambiente empreendedor, oferecendo suporte técnico, capacitação e consultoria para pequenos negócios, incentivando a criação e o crescimento de empresas inovadoras. Além disso, o Sebrae desempenha um papel importante na ativação de ecossistemas locais de inovação, com suporte metodológico que busca promover a integração entre empresas, instituições de ensino, governos e demais atores do ecossistema.
O que é Ecossistema de Inovação? Um ecossistema local de inovação é um ambiente onde diversos atores, como empresas, universidades, instituições de pesquisa, governo e sociedade civil, colaboram para promover o desenvolvimento e inovação em uma região. É caracterizado pela interconexão e interdependência entre os diferentes agentes, que compartilham recursos, conhecimentos e experiências para impulsionar a criação, o crescimento e a sustentabilidade de negócios inovadores. Sobre o Movimento Inovatu: O Movimento Inovatu é formado por um grupo de voluntários que abraçaram a missão de catalisar o desenvolvimento do ecossistema de inovação em Paracatu. Alicerçados no modelo da Quádrupla Hélice, o Movimento é guiado pela colaboração entre poder público, empresas privadas, instituições de ensino e sociedade civil organizada, e busca conectar pessoas, empresas e a sociedade em geral, inspirando-as a desempenhar um papel ativo na construção de um futuro mais promissor. O Movimento é aberto a estudantes, empresários, instituições e comunidades que se interessem pela temática do empreendedorismo inovador.
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas |
Comentários