Começa nesta quarta-feira (28) a segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu, o Fliparacatu

 Começa nesta quarta-feira (28) a segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu, o Fliparacatu
Abertura oficial do evento será realizada às 18h, com corte de fita, seguida  de debates no Auditório Afonso Arinos. Igiaba Scego, Itamar Vieira Junior e  Edney Silvestre estão na programação do primeiro dia
A segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – começa nesta quarta-feira, 28 de agosto, e segue até o domingo, 1.º de setembro, com atividades acessíveis, inclusivas, antirracistas, éticas, educativas e em equilíbrio com a diversidade, economia criativa, raça, gênero e pessoas com deficiência, ao redor do tema “Amor, Literatura e Diversidade”. A programação nacional começa às 18h, após a abertura oficial com corte da fita, com falas de boas-vindas, além de uma homenagem ao Poeta Homenageado do Festival, Lucas Guimaraens, com exibição de vídeo, da leitura de poemas do autor feita pela atriz Júlia Lemmertz. Logo após, os escritores Jeferson Tenório, Taiane Santi Martins e Edney Silvestre participam de uma mesa de debate, seguidos por Igiaba Scego, Myriam Scotti e Itamar Vieira Junior, que encerram a programação do primeiro dia do evento. Toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Fliparacatu.
As ruas do Centro Histórico de Paracatu serão o cenário do Gira Fliparacatu, nome dado ao espaço que compreende as atividades do evento. A estrutura do Festival conta com auditórios, livraria, intensa programação infantojuvenil, exposições e a “Praça da Economia Criativa”, com música instrumental, artesanato e gastronomia.
O 2.º Festival Literário Internacional de Paracatu  – Fliparacatu –  acontece entre os dias 28 de agosto e 1.º de setembro, com o tema “Amor, Literatura e Diversidade”. A entrada é gratuita para todas as atividades. O Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Paracatu, da Academia Paracatuense de Letras e Fundação Casa de Cultura.
Confira, a seguir, a programação do dia 28 de agosto, dia de estreia da segunda edição do Fliparacatu:
Programação quarta-feira, 28 de agosto
Auditório Afonso Arinos:
8h30: Meu Baú (atividade voltada para o público infantil, até 12 anos de idade).
9h30: Palhaços Populares (atividade voltada para o público infantil, até 12 anos de idade).
Palhaço populares é um espetáculo de contação de história através de esquetes clássicas do circo.
14h: Tudo o que cabe num livro, com Alessandra Roscoe (atividade voltada para o público infantil, até 12 anos de idade)
15h: Palavra também é brinquedo, com Tino Freitas (atividade voltada para o público infantil, até 12 anos de idade)
18h: Afonso Borges, Sérgio Abranches, Tom Farias e Leo Cunha
18h30: Vídeo em homenagem ao Poeta Lucas Guimaraens, por Júlia Lemmertz
19h: Jeferson Tenório, Taiane Santi Martins e Edney Silvestre
20h: Igiaba Scego, Myriam Scotti e Itamar Vieira Junior
Coreto:
20h30: Arachoro
Praça dos autógrafos:
15h: Alessandra Roscoe.
16h: Tino Freitas.
20h: Jeferson Tenório, Taiane Santi Martins, Edney Silvestre, Gabriele Alves.
21h: Igiaba Scego, Myriam Scotti, Itamar Vieira Junior.
22h: Cármen Lúcia, Sérgio Abranches.
Praça da Leitura:
8h30: Oficina de Boneca Abayomi (atividade voltada para o público infantil, até 12 anos de idade).
9h30: Oficina de Capoeira Kids (atividade voltada para o público infantil, até 12 anos de idade).
14h: Oficina de Maculele (atividade voltada para o público infantil, até 12 anos de idade).
15h: Oficina de Ilustração e Desenho
Curadoria e convidados internacionais, nacionais e locais
A Curadoria foi cuidadosamente estruturada por Afonso Borges, Tom Farias e Sérgio Abranches, curadores da programação nacional/internacional; Leo Cunha, da programação infantojuvenil; e Daniela Prado, responsável pela curadoria local do 2.º Fliparacatu.
Na programação Nacional/Internacional estão confirmados nomes como Afonso Borges, Ailton Krenak, Bianca Santana, Carlos Starling, Cármen Lúcia, Conceição Evaristo, Edney Silvestre, Eliana Alves Cruz, Eliane Marques, Emanuele Arioli, Estevão Ribeiro, Flávia Helena, Geni Núñez, Guilherme Amado, Igiaba Scego, Itamar Vieira Junior, Jamil Chade, Jéferson Assumção, Jeferson Tenório, Joana Silva, Joca Terron, José-Manuel Diogo, Juliana Monteiro, Lívia Sant’Anna Vaz, Lucas Guimaraens, Marcia Tiburi, Marco Haurélio, Matheus Leitão, Mônica Sifuentes, Myriam Scotti, Paula Gicovate, Paulo Lins, Pierre Ruprecht, Roberto Parmeggiani, Ruth Manus, Sérgio Abranches, Sérgio Rodrigues, Taiane Santi Martins, Teresa Cárdenas, Tom Farias, Trudruá Dorrico, Zeca Camargo
Na programação local, Alessandra Machado Pereira Dias, Alexandre de Oliveira Gama, Arthur Henrique Pereira, Carol Campos de Carvalho, Daniela Prado, Helen Ulhôa Pimentel, Isaias Nery, Lara Luísa, Lavoisier Wagner Albernaz, Leonor Soares Costa, Luiz Humberto França, Marcos Sílvio Pinheiro, Raik, Silvano Avelar, Tarzan Leão, Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo, Wélcio de Toledo são alguns dos nomes presentes no 2.º Fliparacatu. Na programação Infantojuvenil, os autores Alessandra Roscoe, Leo Cunha, Rafael Nolli e Tino Freitas integram as palestras voltadas para os pequenos.
Acessibilidade, libras e audiodescrição
Todos os públicos são bem-vindos ao Fliparacatu e, por isso, há programações específicas para diferentes faixas etárias, passando por crianças, adolescentes e pelo público adulto. A fim de democratizar a participação de todos, em especial pessoas com deficiência, idosos e gestantes, o evento apresenta diversas formas de acessibilidade, incluindo rampas de acesso, espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida, banheiros adaptados, intérprete de libras e audiodescrição.
As redes sociais do Festival (@fliparacatu) também são acessíveis, munindo-se de vídeos legendados e publicações com legendas alternativas. Em todos os debates, no início, os autores fazem a sua audiodescrição.
Serviço:

2.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
De 28 de agosto a 1.º de setembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @‌fliparacatu
Entrada gratuita

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados