Colaboradores do Sebrae se mobilizam para doar sangue em Patos de Minas
Iniciativa faz parte de campanha interna do Gaia, programa estadual da instituição com foco em sustentabilidade e responsabilidade social
Colaboradores do Sebrae Minas na Regional Noroeste e Alto Paranaíba se mobilizaram para uma ação que pode salvar muitas vidas. Motivados por uma colega de trabalho que doa sangue com frequência, o grupo realizou a coleta na última semana, na Fundação Hemominas, em Patos de Minas. A iniciativa é parte do Programa Gestão e Avaliação de Impacto Ambiental (GAIA), promovido pela instituição para uma série de práticas sustentáveis.
“A doação de sangue é um gesto simples, mas extremamente importante. Cada doação pode salvar até quatro vidas e, com a nossa colaboração, podemos impactar positivamente a sociedade”, salienta a assistente do Sebrae Minas Ariane Fonseca, responsável por convidar os colegas a participarem da iniciativa.
O assistente Paulo Sousa foi um dos voluntários. Doador pela primeira vez, ele conta que foi uma experiência tranquila. “É muito bom saber que estamos ajudando quem mais precisa. A equipe do Hemocentro é bem preparada e me passou muita tranquilidade na hora da doação”, comenta.
A também doadora Giovanna Melo, assistente da instituição, afirma que doar sangue é um ato de generosidade. “Espero que esse exemplo sensibilize outras pessoas da região a também se voluntariarem e virem ajudar o próximo”.
Participaram da ação colaboradores das cidades de Patos de Minas, Patrocínio, Paracatu e Arinos.
A Fundação Hemominas, em Patos de Minas está localizada à rua Major Gote, 1255 – Centro. O espaço funciona segunda-feira das 14h30 às 18h30, e de terça a sexta-feira das 7h às 11h. O agendamento pode ser feito pelo telefone (34) 2106-2600.
Importância de doar sangue
A doação de sangue é fundamental em diversas situações médicas. Pessoas que sofrem de doenças crônicas sanguíneas, como a anemia falciforme ou distúrbios de coagulação, frequentemente necessitam de transfusões regulares para manter sua saúde e qualidade de vida. Pacientes portadores de outras doenças, como o câncer (principalmente a leucemia), vítimas de acidentes graves e indivíduos submetidos a cirurgias de grande porte também podem necessitar de transfusões sanguíneas.
A demanda por sangue é constante e urgente, sobretudo em períodos em que há uma diminuição nos estoques dos bancos de sangue. A escassez de sangue pode prejudicar seriamente o atendimento médico e colocar em risco a vida de muitas pessoas.
Quem pode ser doador
Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, bem alimentado, pesar mais de 52kg, ter comportamento sexual seguro, possuir entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento com foto no ato da doação. Menores de idade devem procurar a unidade acompanhado de um responsável ou levar um termo de consentimento assinado. Pessoas que contraíram dengue ou outras arboviroses devem aguardar um período de 30 dias para realizar a doação. Já pessoas que tenham feito tatuagem, maquiagem definitiva ou colocado piercing há menos de um ano, não podem doar.
O intervalo entre as doações é de dois meses para os homens e três meses para as mulheres. Pessoas acima de 60 anos podem doar a cada seis meses.
—
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Comentários