Cemig alerta sobre ocorrências de golpes contra clientes na região Noroeste

Criminosos usam nome da empresa para enganar a população

Atenção cliente Cemig: a empresa alerta que estelionatários e pessoas de má-fé têm utilizado o nome da Companhia para aplicar golpes em municípios da região Noroeste de Minas Gerais. Os clientes devem ficar atentos às formas de pagamento e de cobrança feitas pela Cemig para não se tornarem vítimas desses criminosos.

O golpe ocorre por contato telefônico e, na maioria dos casos, é aplicado contra estabelecimentos comerciais, como padarias, açougues e comerciantes em geral. Os estelionatários ligam para o cliente Cemig dizendo ser representantes da “4ª Vara Federal” ou da “Justiça Federal” e que a ligação seria para cobrar um possível débito existente. Afirmam que, se a suposta dívida não for paga em um prazo curto, a Cemig retirará imediatamente o medidor de energia do local. Após o contato, o cliente recebe um boleto bancário com dados falsificados, por e-mail ou WhatsApp, em nome de empresas ou pessoas físicas que não pertencem à Cemig Distribuição.

O gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig, Wellington Cancian, explica que as equipes da Companhia são treinadas para, quando necessário entrar em contato, confirmar os dados cadastrais dos clientes, bem como dos débitos que motivaram a ligação, reforçando a veracidade de sua atuação. “Além disso, os clientes que possuem débitos cobrados judicialmente pela Cemig são formalmente notificados pela Justiça para se manifestarem sobre a cobrança. Essa notificação é realizada, normalmente, por correspondência – dificilmente por telefone. Recomendamos que o cliente não tome nenhuma ação imediata caso suspeite da abordagem realizada. Para se prevenir contra esses atos fraudulentos, recomendamos ainda aos nossos clientes que, no momento do pagamento, confiram os valores e a empresa que emitiu a fatura. Os clientes devem desconfiar se alguma informação não estiver correta e, caso não esteja, devem consultar os canais de atendimento da Cemig para se informar sobre o débito que está sendo cobrado e também se a forma da cobrança está autorizada pela Cemig”, alerta.

Cuidados a serem tomados

Ao receber uma cobrança, a Cemig recomenda que os clientes liguem imediatamente para o “Fale com a Cemig”, por meio do número 116, para verificação da autenticidade do contato. Além disso, a consulta de valores pendentes pode ser realizada por meio do WhatsApp (31-3506-1160), Telegram (@cemigbot), por SMS (pelo número 29810) e, também, pelo aplicativo Cemig Atende ou pela Agência Virtual (atende.cemig.com.br).

Em casos de tentativa de golpe, a Cemig orienta que seja registrado boletim de ocorrência para a segurança do cliente e para que a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético, possa conduzir a devida investigação.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados