Celebração do 1º ano do Fórum Lixo e Cidadania de Paracatu
A Câmara Municipal Paracatu recebeu na noite de ontem (11), o primeiro ano do Fórum Lixo e Cidadania de Paracatu.
“Reciclagem é transformação e, tudo que se transforma, se transforma para melhor.” Karyne Santiago
Abertura
Fizeram parte da mesa as senhoras: Neli Medeiros, catadora de materiais recicláveis, representante da ANCAT (Associação Nacional dos Catadores) e do MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), Marli Machado, catadora de materiais recicláveis, presidente da COOPERCICLA (Cooperativa de Trabalho dos Catadores e Recicladores do Noroeste de Minas), Zuleide Martins de Melo, catadora de materiais recicláveis da COOPERCICLA, Alessandra Correia, catadora de materiais recicláveis, presidente da ASCRAP (Associação dos Catadores, Recicladores e Ambientalistas de Paracatu) e Iris Chagas, catadora de materiais recicláveis da ASCRAP.
Fórum
O Fórum é formado por pessoas e instituições envolvidas direta ou indiretamente com a gestão de resíduos sólidos e com a valorização do trabalho das catadoras de material reciclável.
O Fórum faz parte das ações do Programa “Lixo e Cidadania”, projeto executado pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do MPMG com o objetivo de desenvolver ações articuladas para efetivação dos Direitos Fundamentais dos catadores de materiais recicláveis em Minas Gerais, além de promover a prática de outros projetos sociais.
Abertura foi feita pela Presidente da casa a Vereadora Claudirene Rodrigues, a fala do Prefeito Municipal de Paracatu, Igor Pereira dos Santos, em seguida o pronunciamento da Promotora de Justiça e Coordenadora da Coordenadoria Regional de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais do Noroeste de Minas (CIMOS NOR), Dra. Mariana Duarte Leão e o evento contou também com as colocações dos secretários, do Meio Ambiente, Denis Santiago e de Educação Thiago de Deus.
Retrospectiva
A assessora da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), Amanda Cristina Gonçalves, fez uma excelente apresentação com a retrospectiva dos trabalhos em 2023 e as perspectivas para esse novo ano do Fórum Lixo e Cidadania de Paracatu.
A Cimos, órgão auxiliar da atividade funcional do Ministério Público, vinculada à Procuradoria-Geral de Justiça, tem por finalidade promover a interlocução e a articulação entre os Promotores de Justiça, instituições públicas e a sociedade civil organizada, visando garantir a efetivação da participação social nas políticas públicas e institucionais.
Representante da ANCAT e MNCR, senhora Neli Medeiros agradeceu a todos os organizadores do evento e falou da importância da realização do fórum para os as catadoras. “Agradeço a cada um de vocês pela oportunidade, especialmente à Dra. Mariana, ao Secretário Denis, o Prefeito Igor Santos, e a todos que estão empenhados nesse importante projeto para a saúde das pessoas. É muito bom estar aqui, saber que não estamos caminhando sozinhas e ver que o nosso trabalho, feito com dedicação e que tanto contribui com o meio ambiente, está sendo reconhecido e valorizado”.
O Fórum é um reflexo da cooperação coletiva em trazer e merecer a justiça a uma categoria muitas vezes invisível, porém essencial para a saúde do meio ambiente e da sociedade. Catadoras, gestores públicos, empresários, ativistas ambientais e membros da comunidade todos unidos em torno de um objetivo comum: estabelecer uma coleta seletiva eficiente e integrada, que não apenas reduza o impacto dos resíduos, mas também gere oportunidades socioeconômicas para esses agentes de mudança ambiental.
Todos juntos nesta jornada de transformação!
“Quando a pessoa encesta o lixo, e na lixeira certa, é ponto para a cidadania e vitória para todos.”
Depois de ser usado, amassado
e jogado no lixo, o que deve fazer
um copo descartável, a não ser reciclar-se?
“O ambiente é o que somos em nós mesmos. Nós e o ambiente somos dois processos diferentes; nós somos o ambiente e o ambiente somos nós.” Jiddu Krishnamurti
“Tendo em conta as condições de que dispõe e na medida do possível, é a natureza que faz sempre as coisas mais belas e melhores.” Aristóteles
Comentários