Capes aprova Doutorado em Zootecnia da UFVJM em associação com Unimontes

 Capes aprova Doutorado em Zootecnia da UFVJM em associação com Unimontes

Curso foi aprovado, no último mês de julho, pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, durante 2ª reunião extraordinária, no último dia 1º de julho, a criação do curso de Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPGZoo) da UFVJM, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As duas instituições já oferecem curso de mestrado em Zootecnia. Agora, após a autorização de criação do doutorado, o próximo passo será a definição e a divulgação do edital, constando número de vagas oferecidas e cronograma do processo seletivo.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFVJM, “a comissão de trabalho para a criação do curso foi composta pelos professores Lucas Lima Verardo e Ana Fabrícia Braga Magalhães, da UFVJM, e Fredson Vieira e Silva e João Paulo Sampaio Rigueira, da Unimontes, com auxílio dos docentes Eduardo Robson Duarte e Luciana Castro Geraseev, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”.

Para o professor Lucas Lima Verardo, que é o coordenador do PPGZoo da UFVJM, o novo curso será uma excelente oportunidade para que mestres formados nas instituições continuem seus estudos em nível de doutorado, contribuindo para o avanço da pesquisa e formação de profissionais altamente qualificados na área de Zootecnia. “A criação do novo curso de doutorado em Zootecnia promete trazer significativas melhorias e avanços em áreas deficitárias e estratégicas, tanto para a região quanto para o país”, destaca Lucas.

O professor ressalta, ainda, que “para a região, espera-se o desenvolvimento de pesquisas avançadas em Zootecnia, especialmente nas linhas de Manejo e Produção Animal e Nutrição e Alimentação Animal. Além disso, haverá a formação de recursos humanos altamente qualificados, preparados para atuar em uma região carente de tecnologias, mas com elevado potencial para produção animal. No âmbito nacional, a parceria entre as instituições UFVJM e Unimontes fortalece a educação superior brasileira. Essa colaboração busca consolidar um espírito associativo sólido, enraizado em uma história de mais de meio século e na formação de inúmeros discentes”.

 

Sobre o PPGZoo da UFVJM

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZoo) da UFVJM foi recomendado pela Capes, em nível de Mestrado, segundo o Ofício 63-12/2007/CTC/CAA/CAPES, em 26 de julho de 2007, e teve sua primeira turma de acadêmicos matriculada em março de 2008. O PPGZoo traz como objetivos:

·         Qualificar e preparar docentes, técnicos e profissionais de Zootecnia e áreas afins com o propósito de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, tendo como enfoques principais a produção animal sustentável, segurança alimentar, bem-estar animal, responsabilidade social e ambiental;

·         Melhorar a qualidade dos cursos de graduação, através da qualificação docente;

·         Auxiliar no atendimento da demanda regional, nacional e mundial da produção animal, através dos trabalhos de dissertação de mestrado;

·         Qualificar profissionais para a identificação de pontos críticos nas cadeias produtivas, dando subsídios à produção animal sustentável e possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de técnicas que contribuam para o avanço da produção animal regional, nacional e mundial.

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZoo) da UFVJM aqui.

Confira as mídias sociais da UFVJM:

Facebook – Perfil Oficial

Instagram

Twitter

Divisão de Jornalismo e Imprensa
Coordenadoria de Comunicação Social

 

crédito: Foto-montagem – Arquivo Zootecnia UFVJM.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados