Caged: Micro e pequenas empresas criaram 92% do saldo total de postos de trabalho em Minas Gerais em setembro

 Caged: Micro e pequenas empresas criaram 92% do saldo total de postos de trabalho em Minas Gerais em setembro

Setor de Serviços se destacou como o maior gerador de empregos no estado, com 7.661 novas vagas

As micro e pequenas empresas (MPE) de Minas Gerais geraram um saldo de 11.582 empregos em setembro de 2023, o que representa 92% do saldo total para o estado. De acordo com o levantamento do Sebrae Minas, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o número resulta da diferença entre 134.166 admissões e 122.584 desligamentos registrados no período.

O saldo de empregos nas MPE mineiras em setembro recuou 1,68% em relação ao mês anterior (agosto/23) e 43% frente ao mesmo período do ano passado (setembro/22). Minas Gerais ficou atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro no comparativo entre os estados que mais empregaram nas MPE em setembro deste ano.

As regiões Centro e Sul de Minas apresentaram, respectivamente, o melhor e o pior resultados na geração de trabalho pelas MPE naquele mês. Entre os municípios, Belo Horizonte apresentou o melhor resultado, com um saldo de 2.742 postos de trabalho. Já Ipatinga foi o município com o pior resultado, com um saldo de -341.

Em setembro, e pelo terceiro mês consecutivo, o setor de Serviços apresentou o melhor saldo de empregos nas MPE de Minas Gerais (7.661), seguido pelo Comércio (3.564) e pela Indústria da Transformação (2.799). “O saldo de abertura de pequenos negócios do setor de Serviços em Minas Gerais neste ano ultrapassa 81,7 mil novos empreendimentos. A demanda por mão de obra em atividades relacionadas à alimentação fora do lar, serviços de apoio administrativo e transporte rodoviário de carga permanece em alta, e tem contribuído para o os bons resultados de geração de empregos no setor”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Em contrapartida, o setor da Agropecuária teve o pior saldo de empregos em setembro, com -4.431 vagas. “Isso se deve ao período sazonal que o setor enfrenta, após um grande número de admissões nos primeiros meses do ano”, completa Silva.

Atividades econômicas

Com saldo de 867 vagas, a atividade de construção de edifícios foi a que mais empregou trabalhadores nas micro e pequenas empresas em setembro. Por sua vez, restaurantes e similares registraram um saldo de 551 postos de trabalho, seguido de serviços combinados de escritório e apoio administrativo, que apresentou diferença positiva de 538 empregos criados.

Admissões por perfil

O perfil mais comum das admissões geradas pelas MPE mineiras em setembro é de pessoas do sexo masculino, na faixa etária de 18 a 24 anos e com ensino médio completo. O salário médio de admissão pago pelas MPE de Minas Gerais no período foi de R$1.787,95; cerca de R$9,28 a menos que o salário médio de desligamento.

Já a maioria dos trabalhadores desligados pelas MPE mineiras em setembro de 2023 são homens entre 30 e 39 anos, com ensino médio completo. Entre as ocupações com melhor saldo de empregos nas MPE mineiras no período destacam-se servente de obras (1.230), faxineiro (a) (1.019) e atendente de lojas e mercados (773).

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados