Artesãs da Central Veredas estão entre os vencedores do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato
Unidade produtiva do Grande Sertão Veredas reúne artesãs de nove associações do Noroeste de Minas
Artesãs do Grande Sertão Veredas estão entre os vencedores da 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Vinculadas à Central Veredas, rede solidária de produção sediada em Arinos, no Noroeste do estado, as artesãs desenvolvem peças de tecelagem, bordado e produtos feitos com a fibra de buriti. Entre 17 e 19 de novembro, elas irão participar da cerimônia de premiação, que terá exposição dos trabalhos e Rodada de Negócios, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.
Os trabalhos feitos pelas artesãs da região e que ganharam destaque na premiação foram: capa de almofada bordada à mão, manta decorativa 100% algodão orgânico e terço feito de fibra de buriti.
Imortalizada na obra do escritor Guimarães Rosa, a região possui uma grande rede de produção de algodão, tingimento, fiação, tecelagem, bordados e caixas de fibra de buriti. Fundada em 2008, com apoio do Sebrae Minas, a Central Veredas surgiu para fortalecer os núcleos de artesãs, por meio da compra coletiva de materiais para produção e comercialização desses produtos. Atualmente, a entidade conta com nove associações integradas por 120 artesãos, desses 80 ativos, sendo a maioria mulheres, nos municípios de: Riachinho, Uruana de Minas, Arinos, Sagarana (distrito de Arinos), Natalândia, Bonfinópolis de Minas, Urucuia, Chapada Gaúcha e Serra das Araras (distrito de Chapada Gaúcha).
“Atendemos várias mulheres da região, há 14 anos, gerando renda e proporcionando melhores oportunidades de vida. O prêmio reconhece esse trabalho, além da qualidade e diversidade do artesanato produzido”, destaca a gestora da Central Veredas, Monique Barbosa.
Premiação
Em Minas Gerais, 24 artesãos estão entre os vencedores da 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. O estado foi o que teve o maior número de artesãos selecionados para a premiação. A iniciativa do Sebrae e do CRAB reconhece as 100 unidades produtivas mais competitivas do país.
Os selecionados ganham destaque nacional, além do direito de usar o selo “Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato – 5ª Edição”, que é um diferencial no mercado. Além disso, terão seus produtos divulgados no catálogo comercial com informações dos artesãos e de vídeos sobre as melhores práticas divulgadas no site do Sebrae.
Comentários