Agenda cultural da Cemig apresenta “70 ANOS DE ROSA NO CAMINHO DA BOIADA”

Sertão de Guimarães Rosa é revisitado em série de eventos em cidades mineiras

Uma série de eventos em homenagem ao escritor Guimarães Rosa terá início neste mês até dezembro deste ano, com exposições, rodas de conversas, contação de história, publicação literária e eventos relacionados ao ecoturismo e ao turismo de aventura. 

Em maio de 1952, o escritor cordisburguense acompanhou uma comitiva que levou 300 cabeças de boi por 240 quilômetros entre a Fazenda Sirga, em Três Marias, até a Fazenda São Francisco, em Araçaí, num percurso de dez dias. Além dele, oito vaqueiros também faziam parte da comitiva. Neste trajeto, Rosa tomou nota de eventos que aconteceram ao longo da viagem, descreveu paisagens, criou personagens e reuniu em suas cadernetas inspirações diversas que deram origem mais tarde a livros como “Corpo de Baile” e “Grande Sertão: Veredas”, uma das obras mais importantes da literatura brasileira.

Setenta anos depois, na região denominada “Caminho da Boiada”, uma série de atividades que comemoram o percurso foram pensadas a fim de sensibilizar a comunidade local, bem como atrair visitantes e pesquisadores do mundo todo interessados nesse evento histórico que originou a mais contundente obra da literatura brasileira. O projeto acontecerá em seis cidades que integram as regiões denominadas Instância de Governança Regional Guimarães Rosa, Circuito Turístico das Grutas e Circuito Turístico Lago de Três Marias. O projeto passará por: Cordisburgo, Três Marias, Corinto, Araçaí, Morro da Garça e Curvelo.

No próximo dia 12, domingo, acontecerá o “Desafio Grande Sertão 100 km” que percorrerá um dos trechos do Caminho, de bicicleta, e levará os participantes a se desafiarem por uma das paisagens mais deslumbrantes de Minas Gerais. O evento sairá de Curvelo e irá até Cordisburgo (cidade natal de Guimarães Rosa). “Esperamos que esse seja o primeiro projeto de muitos que visam a sensibilização da comunidade local bem como fazer com que os olhos de visitantes do mundo todo se voltem também para o território que inspirou mais importante produção literária mundial” afirma Marco André, turismólogo e Gestor da Instância de Governança Regional Guimarães Rosa. “Entendemos que com o patrocínio da Cemig e da Secretaria de Cultura e Turismo através da Lei de Incentivo a Cultura o projeto já nasce necessário e indispensável” continua Marco.

O DESAFIO

 O Desafio Grande Sertão 100 Km é um evento não competitivo, onde o objetivo é concluir um percurso de 100 Km, totalmente sinalizado, em um prazo de até 10 horas.

 TIPO DE TERRENO

Apenas estradões e estradinhas fazem parte do terreno. Asfalto apenas dentro das cidades. Não haverá trilhas.

 Evento: CURVELO – CORDISBURGO – EDIÇÃO CAMINHO DA BOIADA

Inscriçõeswww.grandesertao.com.br

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados