Afinal, porque os cidadãos jogam lixo nas ruas, e não se preocupam com a suas calçadas?

 Afinal, porque os cidadãos jogam lixo nas ruas, e não se preocupam com a suas calçadas?

5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

“O Dia Mundial do Meio Ambiente reflete a grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.”

Você já parou para pensar em como suas ações diárias impactam diretamente nas transformações pelas quais a Terra vem passando nos últimos anos?

Preservar e cuidar é preciso

Todo mundo quer viver em um local bonito e organizado, certo? Aqui em nossa cidade, o bom aspecto depende muito das ações tomadas também por nós cidadãos. Isso inclui cuidados básicos que ajudem a manter as ruas limpas.

Se todos fizerem sua parte, é possível criar áreas agradáveis para que todos nós possamos desfrutar do lazer. A colaboração também faz com que o espaço urbano fique mais saudável e livre dos perigos causados pelo acúmulo de resíduos.

Amarrar bem os sacos plásticos, varrer a própria calçada, descartar lixo apenas no dia da coleta, repensar hábitos de consumo, não jogar lixo em bueiros e terrenos baldios, não queimar lixo, são exemplos de atitudes que contribuem com um ambiente limpo, organizado e saudável.

Além disso, as quadras, praças, academias ao ar livre são continuação da nossa casa.

“A ÚNICA LIÇÃO QUE É POSSÍVEL TRANSMITIR COM BELEZA E RECEBER COM PROVEITO; A ÚNICA ETERNA, DIGNA, VALIOSA: O RESPEITO PELA VIDA” (02/09/1930). Esta frase visionária da professora, jornalista e poeta Cecília Meireles escrita em sua Página de Educação no Diário de Notícias do Rio de Janeiro.

 Festas de junho e julho

Logo começa as festas culturais da cidade, junho e julho são meses de festanças; Festa de são Benedito, barraquinhas que já se iniciaram, e o 11º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu que vem com tudo.

No dia a dia em nossas casas fazemos a manutenção para que fique organizada e quando se recebe visita, fazemos aquela faxina, pois é, no dia a dia da cidade também tem que ser assim, deixar tudo bem limpo para receber os visitantes, certo!

Fotos tiradas no centro histórico

O cenário que encontramos principalmente nas ruas do núcleo histórico da cidade, é desolador. Em várias calçadas, no centro histórico, encontramos pontos intransitáveis pelos pedestres devido a quantidade de lixo ,  e as pessoas precisando desviar pela rua, para fugir dos matos nas calçadas, entulhos e outros.

Caçamba encheu? Recolhe imediatamente!

Fotos abaixo: Rua Goiás com Avenida Deputado Quintino Vargas e Rua Pinheiro Chagas

Esse monte de lixo fica em frente a uma padaria

Rua Manoel Caetano

A importância dos garis

Os garis são trabalhadores que vem cuidando de nossa cidade todos os dias, cada um em setores diferentes. Imagine se a cidade não tivesse esses trabalhadores, como ficaria Paracatu?

Mais que apenas varrer as guias das calçadas, os garis são responsáveis por manter os locais públicos limpos de todo o lixo gerado naturalmente, como no caso da queda de folhas das árvores, ou pelo próprio ser humano, como no recolhimento de objetos que são descartados de maneira incorreta nas ruas.

Mais uma ideia simples e muito fácil de ser implementada: não jogue lixo nas ruas! Colabore com a limpeza urbana, descartando o lixo nas lixeiras disponíveis na sua cidade. Caso elas estejam cheias ou indisponíveis, guarde o resíduo para descartar na próxima lixeira ou em casa. Lembre-se: é o seu lixo, sua responsabilidade! 

Preserve, cuide da nossa cidade, pois se é público, também é seu!

Praça da Rua Manoel Caetano, um grande lixeira!

Trabalho de recolhimento de lixo feito pelos garis que estavam espalhados, e que os cidadãos colocam fora do horário.

Como vimos à limpeza urbana realizada pelos garis é de fundamental importância para a saúde de nosso município e de sua população. Sem ela, o espaço viraria um caos de sujeira, lixo por todos os lados, e as doenças causadas pela falta de saneamento teriam muito mais facilidade em se proliferar.

Portanto, devemos valorizar esses profissionais e facilitar o seu trabalho, fazendo a nossa parte para manter as ruas limpas, depositando o lixo nas lixeiras, cuidando para colocar o lixo para fora somente nos dias de coleta e promovendo ações de reciclagem. São ideias simples, mas que mostram a sua consciência e educação como cidadão e preocupação com o meio ambiente.

Bairro Santa Lúcia perto do centro

 

São urgentes as mudanças, para que possamos usufruir de um meio ambiente equilibrado e protegido, com práticas novas e mais sustentáveis.  Fácil não é, mas extremamente imprescindível para termos vida na terra.  É necessário envolver educadores, governantes, ambientalistas, formadores de opinião, cientistas, todos os produtores, consumidores e a sociedade de todas as áreas. Tudo fica mais fácil e mais barato quando se preserva! Na nossa capa do jornal temos uma frase importante: Pensamento Global, Ação Local!

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados