Ações do Programa Integrar alcançaram mais de 13 mil pessoas desde o início da pandemia  

 

 

Em 2020, Integrar contra Covid realizou atividades específicas de combate ao novo coronavírus e iniciativas de apoio à comunidade nas áreas de saúde, educação, cultura, geração de trabalho e renda, garantia de direitos e meio ambiente

Para somar esforços no combate aos impactos negativos da pandemia em Paracatu (MG), o Programa Integrar da Kinross Brasil Mineração criou em junho de 2020 a edição especial Integrar Contra Covid. O objetivo do Integrar, segundo Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Mineradora, é participar da vida comunitária e contribuir para o desenvolvimento sociocultural e econômico do município. “Com o surgimento do novo coronavírus e do distanciamento social no ano passado, incluímos mais dois eixos extremamente necessários para todos: saúde e garantia de direitos”, ressaltou.

O Programa é uma plataforma de investimentos sociais da Kinross, que atua desde 2011, para a transformação social e sustentável do município, em parceria com a comunidade local. Suas atividades têm como pilares estruturais quatro eixos de atuação: Educação, Cultura, Meio Ambiente e Geração de Trabalho e Renda.

Em 2020, o programa fechou o ano com importantes resultados: 586 grupos, instituições e órgãos governamentais se uniram em força-tarefa e realizaram ao longo do ano campanhas sobre saúde, combate à violência doméstica, apoio à comunidade, aos comerciantes locais, alunos, professores, produtores rurais e artistas da cidade. Mais de 13 mil pessoas foram alcançadas por essas iniciativas.

 As ações fazem parte da articulação entre entidades da sociedade civil, poder público e iniciativa privada de Paracatu. As atividades da edição especial podem ser visualizadas na plataforma digital www.integrarcontracovid.com.br, desenvolvida em parceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC). No site são disponibilizados conteúdos como mapas das iniciativas que precisam de apoio na cidade, repositórios de dados confiáveis sobre coronavírus, informações para grupos culturais, professoras e professores e para a comunidade em geral.

Ao fazer a retrospectiva dos últimos 12 meses, Ana Cunha destacou uma vitória: “Mesmo com tantas dificuldades, conseguimos contribuir e encerramos 2020 com uma grata surpresa: nosso programa Integrar contra a Covid recebeu o primeiro lugar do Prêmio Marco Maciel, juntamente com o Itaú Unibanco, na categoria “Melhores Iniciativas de Responsabilidade Social”, lembrou Ana Cunha. “Essa conquista pertence a vários parceiros e aos paracatuenses”, frisou. Segundo ela, o reconhecimento reforça que responsabilidade social é uma prioridade da Kinross.

 Ana Cunha adiantou que as ações relacionadas ao coronavírus, por meio da plataforma Integrar contra Covid, terão continuidade em 2021, paralelamente às demais ações do programa. “A intenção da Kinross é sempre apoiar, contribuir, impulsionar e fortalecer as iniciativas já existentes e que estão sendo desenvolvidas em Paracatu”, reforçou.

 Principais ações por eixo:

Saúde e garantia de direitos    

Duas importantes campanhas foram realizadas:  “Saúde e Cidadania: proteja-se” e “Saúde Mental: Eu Cuido”. A primeira teve como objetivo conscientizar as pessoas e prevenir o aumento das diversas violências domésticas contra mulheres, crianças e adolescentes, bem como disseminar informações úteis sobre o coronavírus. Foram distribuídas 2 mil cartilhas, realizados 4 webinários, além de spots e vídeos de sensibilização.

A segunda disponibilizou informações sobre os serviços gratuitos de cuidado e acolhimento psicológico em Paracatu, realizou dois encontros sobre saúde mental para professores, além da conscientização sobre questões como depressão e ansiedade no contexto da pandemia para a população em geral.

 Educação

Distribuição de 6.000 Guias do Estudante Protagonista, para alunos do 6° ao 9° ano da rede pública de Paracatu, como material de apoio ao programa de rádio Integrar Educação Contra a Covid-19. A cartilha, alinhada à Base Nacional Comum Curricular, tratou da rotina de aprendizagem durante a pandemia e ofereceu dicas e informações de organização sobre o dia a dia de estudos em casa e desafios para estimular os estudantes na aprendizagem.

A atuação do Integrar na educação ocorreu em diálogo constante com os professores visando apoiá-los em seus principais desafios. Foram desenvolvidas formações, tutoriais, manuais e, também, encontros virtuais que tiveram como tema a saúde mental dos profissionais da educação e os desafios enfrentados na rede pública no contexto de pandemia.

Ao final do processo, foi realizado o painel digital “Repercussões da Covid na Educação Pública – Uma perspectiva de Minas Gerais”, com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC). A roda de conversa virtual buscou compreender o panorama das diferentes ações de enfrentamento aos impactos da pandemia na educação mineira

Programa de rádio Integrar Educação Contra a Covid-19

Em um ano letivo praticamente sem aulas presenciais, o Integrar foi para as rádios. Ao longo de seis meses, 75 edições foram ao ar nas rádios Alternativa, Boa Vista FM, Única e Vitória FM, com programas que abordaram educação e ciência, protagonismo juvenil, cultura, entre outros. Com duração de 12 minutos, foram 17 horas de programação, com quase 400 participações de estudantes, professores e gestores escolares.

 

Cultura e economia criativa                                       

No campo cultural, o programa desenvolveu atividades para fortalecer grupos e agentes culturais da cidade e na economia. Campanhas como o “Comércio Solidário” articularam diferentes ações em prol de produtores rurais, artesãos e trabalhadores autônomos. Foram realizadas oficinas, palestras e webinários formativos em parceria com o Sebrae. Ao todo, 1724 pessoas participaram das formações.

A Agência de Comunicação Solidária, criada para prestar suporte comunicacional a diferentes entidades, grupos e trabalhadores, produziu mais de 90 peças digitais, entre logomarcas, e-flyers e materiais de divulgação para a comunidade.

O eixo cultura contou com o monitoramento de editais e premiações culturais, e contínuo envio dos mesmos aos grupos cadastrados na plataforma, foram 77 envios, além de suporte para a escrita de projetos e inscrições nos editais via demanda.

Além disso, a plataforma divulga conteúdos artísticos produzidos por diversos parceiros da Kinross, como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Academia de Letras do Noroeste de Minas, Orquestra Ouro Preto e a Casa de Cultura de Paracatu. São podcasts, vídeos, apresentações e textos recheados de conhecimento sobre os mais variados campos da cultura.

 

Meio Ambiente

A Kinross promoveu a 15ª edição da Observação de Aves, ação de educação ambiental, virtualmente pela primeira vez. Nas edições anteriores, a ação acontecia no interior do Parque Estadual de Paracatu. A live contou com a participação do biólogo e mestre em avifauna Felipe Brito Soares que trouxe informação sobre o cerrado e a avifauna desse rico bioma, bem como informações de conscientização ambiental.

Na plataforma, é possível conferir também as ações ambientais realizadas pela Kinross, focadas na conscientização coletiva para a preservação, o cuidado e a responsabilidade cotidiana com o meio ambiente.  Dentre elas, destacam-se o programa de doação de mudas, o trabalho de recuperação de áreas, o cercamento de nascentes e veredas e o projeto de viveiros comunitários.

 Studio Casa Kinross

Em tempos de pandemia e distanciamento social, a internet se tornou uma ferramenta ainda mais importante, não só para o trabalho, mas também para os momentos de lazer. Nesse contexto, conteúdos de áudio e vídeo sob demanda se transformaram em uma das principais opções de diversão e entretenimento.

Diante deste cenário, surgiu o projeto Studio Casa Kinross, que reúne diversas pessoas e entidades de Paracatu na produção de vídeos de assuntos variados, sempre com um viés educativo.

O projeto faz parte das ações do Programa do Integrar Contra Covid-19 – Força Tarefa, ação de investimento social da Kinross em parceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC). Ao todo, são disponibilizados 39 vídeos, divididos nas temáticas dos eixos do programa: Cultura; Educação; Geração de Trabalho e Renda; e Meio Ambiente.

O conteúdo foi produzido por ex-alunos do projeto TV Caroço, da Fundação Consiciencienciarte, e contou com a participação de mais 15 parceiros, entre eles: Guias Tour; Instituto Trilhar; Faculdade Finon Tecsoma; Academia de Letras; Fábrica de Biscoitos São Domingos.

 

 

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