Abril Laranja: Paracatu adere à campanha contra a crueldade animal
Poucos sabem, mas existe um mês dedicado ao combate à violência contra nossos amigos animais: é o Abril Laranja, iniciativa criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA).
A campanha tem como objetivo principal a conscientização da população sobre o que é considerado maus-tratos contra animais, quais são as consequências deste comportamento e como combatê-lo.
Os animais, assim como nós, possuem direitos. Privar qualquer ser vivo de seus direitos é uma forma de mau trato e, por isso, deve ser combatida.
Viu algo estranho? Denuncie!
Maus-tratos aos animais é crime, por isso não deixe de denunciar! Se você viu algo que achou estranho ou teme pela vida ou pela saúde de um bichinho, não hesite em denunciar.
Para isso, saiba que você pode recorrer a qualquer órgão público, como Ministério Público, IBAMA ou delegacias de polícia. Assim, é possível evitar que mais um animalzinho entre para as estatísticas de maus-tratos.
Muitas pessoas não sabem, mas no Brasil, de acordo com a Lei federal nº 9605/98, maltratar animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos é crime e a pena pode variar de três meses a um ano de prisão, além de ser passível de multa. E em caso de morte do animal, a pena pode ser alterada.
Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais
Prefeitura de Paracatu, através do prefeito Igor Santos empossou no dia 8 de abril o primeiro Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais – (COMDEA)
Este Conselho O conselho será o instrumento parceiro do Município no sentido de políticas públicas relacionadas aos animais, como a implementação de projetos, programas e ações para promoção do bem-estar, combate a maus-tratos, prevenção de zoonoses, entre outros. A composição do Conselho abrange diversos segmentos, com componentes da sociedade civil, do Executivo e Legislativo Municipal.
A criação do Conselho Municipal dos Direitos dos Animais é o ponto inicial para instituir uma política de defesa animal no município.
Com essa iniciativa, o poder público volta o seu olhar para estes seres indefesos, que tanto necessitam dos nossos cuidados. para tanto, a Administração Municipal criou uma legislação que criminaliza maus tratos e institucionaliza os direitos dos animais em todo território de Paracatu.
É importante salientar, que Paracatu é hoje, um dos poucos municípios em todo Brasil a implantar uma política pública completa de defesa do bem estar animal.
A posse da diretoria contou com a presença do Prefeito Igor Santos, Vice-Prefeito Gabriel Ferrão, Secretária de Estado de Meio Ambiente Marília Carvalho de Melo, Secretário de Meio Ambiente Denys Santiago, Promotora de Justiça doutora Mariana Leão, Diretor do Departamento da Causa Animal Leandro Maroclo, Comandante da Polícia de Meio Ambiente Tenente Norberto Wiliam e vereadora Marli Ribeiro.
“Os animais, muitas vezes, precisam fazer muito pouco para nos trazer felicidade. Eles são espíritos livres que vieram nos cativar. Basta olhar uma cambalhota do cachorro ou o susto de um gato, para que o seu dia fique muito mais iluminado.”
Comentários