Aberta consulta pública sobre documentos da área de Extensão do IFTM

Comunidade interna e externa podem contribuir com sugestões à Política e ao Manual de Extensão da instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está com consulta pública aberta à comunidade interna e externa referente a documentos da área de Extensão da instituição até o dia 3 de dezembro de 2021 por meio da página Consulta Pública Extensão.

No endereço eletrônico acima, estão disponíveis as minutas da Política e do Manual de Extensão do Instituto, construídas por comissão de servidores específica para tal fim. No dia 14 de outubro, foi realizada audiência pública on-line para apresentação de tais documentações a estudantes e servidores da instituição e também à sociedade em geral. A partir de então, segue aberta consulta pública para recolhimento de sugestões e melhorias.

Política de Extensão do IFTM tem o propósito de orientar, integrar e consolidar as atividades extensionistas desenvolvidas no âmbito organizacional, de modo a colaborar para a construção de uma instituição de educação de excelência e socialmente referenciada. Nesse sentido, o documento dispõe sobre concepções, conceitos, princípios, diretrizes, objetivos, dimensões, áreas temáticas e linhas da Extensão; caracterização e classificação das atividades de Extensão; programas institucionais; finalidade, objetivos e instâncias da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) do IFTM; curricularização da Extensão; publicações e outros produtos acadêmicos; gestão das ações de Extensão; fomento à Extensão e disposições gerais e transitórias.

Além disso, a Política de Extensão subsidiará a construção de Planos de Desenvolvimento Institucional e de Projetos Pedagógicos dos cursos ofertados pelo Instituto.

Já o Manual de Extensão do IFTM tem como objetivo sistematizar as ações de Extensão da instituição e permitir que se tenha uma melhor compreensão dessas práticas, bem como esclarecer dúvidas acerca do processo de registro das atividades de Extensão.

O que é Extensão Universitária?

Extensão é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A Extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento.

Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade.

Além de instrumentalizadora desse processo dialético de teoria/ prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social. (FORPROEX, 1987).

A Extensão no IFTM

A Extensão, no âmbito do IFTM, é o processo educativo, cultural e científico, articulado ao Ensino e à Pesquisa de forma indissociável e de caráter multidisciplinar, ampliando a relação transformadora do Instituto em diversos segmentos sociais, promovendo o desenvolvimento local e regional, a socialização da cultura e do conhecimento técnico-científico.

A extensão fortalece os vínculos existentes entre o Instituto e a sociedade, alcançando novas alternativas de transformação dos arranjos produtivos, com a construção e o fortalecimento da cidadania, num contexto político democrático e de justiça social, por meio de diretrizes voltadas ao atendimento de demandas oriundas das diferentes políticas públicas de alcance social.

Informações extraídas da minuta do Manual de Extensão do IFTM.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados