A união faz a força: Prefeitura Municipal, Casa do Empresário, ACE, CDL e Sindcomercio unidos em prol de Paracatu
Sim, estes órgãos juntos em uma campanha trará saúde a Paracatu!
Devido aos últimos acontecimentos se faz necessário esta união entre Prefeitura Municipal, Casa do Empresário, ACE, CDL e Sindcomercio de Paracatu, para que juntos promova uma campanha de conscientização aos comerciantes e população sobre a questão do lixo nas ruas da cidade.
Esta iniciativa terá como objetivos levar informações quanto à gestão correta do lixo, assim como a responsabilidade de cada um com o lixo gerado como pessoa e estabelecimento. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, promulgada em 2010 institui a responsabilidade compartilhada como forma de responsabilizar os consumidores e fabricantes pelo ciclo de vida de um produto desde sua fabricação até sua destinação final.
Orientar sobre o horário correto de expor o lixo para a coleta domiciliar, também a questão de repassar informações sobre como acondicionar o lixo e esclarecimentos sobre como os grandes geradores de resíduos devem proceder. A exposição do lixo antes do horário correto causa transtornos para todos. Além do impacto visual muito negativo, o acúmulo de sacos de lixo obstrui a calçada, atrai cães, pombos e gatos que rasgam as embalagens e espalham o lixo, e geram vetores como insetos e roedores que são transmissores de doenças.
Também há a questão do mau cheiro, enfim, toda uma poluição que poderia ser evitada se o horário correto de exposição dos resíduos fosse observado.
A campanha desses setores é importante para que comerciantes e moradores se conscientizem de como é importante fazer o descarte do lixo corretamente. Pois existe o risco de entupimento das redes de drenagem, muito maior nas épocas de chuvas, que podem ocasionar em alagamentos, enxurradas e até o risco de acidentes e mortes.
No centro da cidade tem vários tipos de comércios, como restaurantes, lanchonetes, supermercados e várias lojas que são considerados grandes geradores de resíduos demandando de um sistema de coleta que consiga realizar este serviço de forma eficiente, porém é necessário que o lixo esteja acondicionado de forma correta e se possível separado de acordo com sua classificação.
A campanha pode ser uma oportunidade também de deixar clara a intenção da Prefeitura e destas entidades incentivando a redução na geração e na quantidade de resíduos destinados à aterragem, além de estimular a reutilização, o reaproveitamento e a reciclagem.
Os comerciantes também poderão receber durante a campanha dicas sobre como gerar menos resíduos e cuidados no acondicionamento e armazenamento destes.
fotos nesta terça-feira:
Canteiro da Avenida Quintino Vargas virou lixeira!
Confira algumas dicas:
– Busque formas de participar da coleta seletiva.
– Entre em contato com as cooperativas de catadores de materiais recicláveis para verificar a possibilidade de encaminhamento dos recicláveis para essas associações.
– Evite o desperdício, repensem seus processos e seu consumo e gere menos resíduos.
– Reutilize ou reaproveite parte dos resíduos, em vez de descartá-los.
– Embale corretamente os resíduos em sacos plásticos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado, para evitar que eles se abram e se espalhem pelas vias da cidade. Se mal acondicionados, além de exalar mau cheiro, atraem animais e insetos vetores de doenças.
– Acondicione adequadamente também os resíduos a serem reciclados para evitar que se tornem fontes de doenças e que causem acidentes.
– Proteja o vidro e outros materiais perfuram cortantes (estiletes, pregos, lâminas, espetos). Não use papelão ou jornal, pois ele pode se molhar e romper. Pressione para dentro as tampas de latas. Assim o gari não vai se ferir.
– Obedeça criteriosamente aos dias, horários e locais de coleta da Prefeitura.
A colaboração da população a participar e ajudar o poder público a manter a cidade limpa, não jogando entulhos e lixo em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas. O descarte irregular de lixo é registrado todos os dias no Município em vários pontos.
É muito importante à população exercer a cidadania e a conscientização, o lixo descartado de forma incorreta só trás prejuízos.
Em Paracatu é destinado ao aterro sanitário 90 a 100 toneladas diárias.
Comentários