A soja completa 100 anos no Brasil

 A soja completa 100 anos no Brasil

A soja foi introduzida no Brasil através dos imigrantes japoneses por volta de 1908, mas seu desenvolvimento efetivo só ocorreu em 1970.

Em 2024, o Brasil celebra o centenário da soja no país, uma data marcante que relembra a importância dessa leguminosa na história da agricultura brasileira. Desde sua chegada ao país, a soja não apenas transformou a produção agrícola, mas também impulsionou a economia nacional. No início do século XX, a soja era cultivada em pequena escala, mas, ao longo das décadas, ela se consolidou como uma das principais culturas agrícolas do Brasil.

Há registros históricos que assinalam para cultivos experimentais de soja na Bahia em 1882, foi em novembro de 1924, com o grão trazido pelo pastor Albert Lehenbauer, que a soja foi oficialmente introduzida no Rio Grande do Sul, estado que apresenta condições climáticas similares às das regiões produtoras nos Estados Unidos.

Com o passar dos anos, a soja encontrou no solo fértil e no clima temperado do Rio Grande do Sul o ambiente perfeito para se desenvolver. O sucesso inicial no Rio Grande do Sul abriu caminho para que o grão se expandisse para outras regiões e sua história de crescimento ganharia destaque em todo o Brasil.

O grão, que inicialmente era cultivado no Sul, expandiu-se para o Cerrado brasileiro nas décadas de 1970 e 1980, revolucionando a agricultura e a economia de estados como Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Mato Grosso do Sul. O desenvolvimento de novas tecnologias, como o plantio direto e a biotecnologia, possibilitou o aumento exponencial da produtividade, tornando o Brasil o maior exportador global de soja, responsável por cerca de 40% do comércio mundial do grão.

O cerrado, antes visto como um solo pobre, ganhou então um novo olhar, pois surgiram insumos que corrigiram as alterações ou as deficiências de substâncias, tornando o solo apto à prática da agricultura. Outro motivo favorável para a expansão da soja foi o relevo mais plano.

A EMBRAPA, (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que é um importante centro de pesquisa agropecuária em nosso país, desenvolveu a condição de adaptação da soja no cerrado, sem contar as diversas pesquisas voltadas para o desenvolvimento da agropecuária, como o desenvolvimento de sementes imunes a pragas, adaptadas ao clima, geração de plantas mais produtivas, entre outras.

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados