A Orquestra de Violas “Aedos e Violeiros” recebe homenagem da Câmara Municipal de Paracatu

 A Orquestra de Violas “Aedos e Violeiros” recebe homenagem da Câmara Municipal de Paracatu

Os músicos integrantes da Orquestra “Aedos e Violeiros” de Paracatu viveram um momento especial na Câmara Municipal de Vereadores na noite de ontem, 23/04. Em um merecido reconhecimento o conjunto musical foi homenageado com uma Moção de Regozijo concedida pela Casa Legislativa, a orquestra fomenta a arte e o lazer, por meio de apresentações em eventos culturais da cidade. A homenagem foi uma indicação da vereadora Gislene Couto, aprovada pela Casa Legislativa.

História

 

A Orquestra de Violas “Aedos e Violeiros” de Paracatu, surgiu a partir do projeto idealizado por Gilson Couto e desenvolvido inicialmente junto com seus amigos: Salvador Mendes, Romualdo Ulhoa, Izair José, Joaquim Alves, Caboclo (In memorian), João do Ouro (In Memorian), Willy e Davi Brasil.

Em junho de 2004, foi formalizada uma parceria entre o SESC LACES Paracatu e o grupo de amigos para a realização do projeto “Aedos e Violeiros”, que visava o resgate e manutenção da música de raiz e a valorização da viola caipira e seus amantes.

O nome escolhido, “Aedo”, vem do grego e significa declamadores, poetas que saíam pelas ruas e praças recitando seus versos e declamando suas poesias. Os Aedos recebiam o mais absoluto respeito e suas palavras eram consideradas verdades inquestionáveis.

Com o tempo, os amigos decidiram tocar juntos, todos na mesma toada, entre cururu e cateretê, nascendo a Orquestra de Violas “Aedos e Violeiros” de Paracatu, que traz, em sua essência, a arte das cantorias e poesias, das declamações, das verdades trazidas pelas folias e estórias passadas de pais para filhos.

A família “Aedos e Violeiros”, durante esses 20 anos de existência, recebeu em seu núcleo inúmeros alunos e membros. Alguns, por algum motivo, optaram por caminhar só, mas levarão sempre consigo a semente semeada, que continuará dando seus frutos por onde eles passarem. Atualmente, a orquestra é composta por aproximadamente 18 membros e 4 alunos em formação, pessoas com as mais variadas profissões que são, acima de tudo, amigos unidos para cantar moda e declamar seu amor pela música.

A Orquestra traz em sua formação músicos de diversas idades: homens, mulheres, crianças, adolescentes, todos em uma mesma direção, mantendo o objetivo do resgate da viola caipira e a manutenção da cultura da música raiz, visando apresentar à juventude o magnifico instrumento que por pouco não fora esquecido, e garantir a todas as gerações o acesso a essa tão bela arte. Para isso, conta com um banco de dados onde expõe toda a documentação reunida sobre a história do grupo e a memória da viola caipira.

Sendo reconhecida pelo Município de Paracatu e pelo Estado de Minas Gerais como entidade de utilidade pública, em suas atividades o grupo promove encontros e parcerias, buscando cada vez mais conhecimento sobre a arte dos violeiros, cantadores e poetas da região de Paracatu. É através do compartilhamento de aprendizado que o grupo se fortalece, sendo referência na região de valorização da música raíz e da viola caipira.

Com muito merecimento, a Orquestra de Violas “Aedos e Violeiros” de Paracatu, recebe hoje moção de regozijo em reconhecimento aos 20 anos de sua existência, que serão comemorados em junho deste ano.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados