A Fundação de Arte de Ouro Preto Unidade Paracatu e a Secretaria de Cultura e Turismo de Paracatu lançaram a Exposição: “Artesãos Criativos Por Tradição”

Idealizada pela Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a FAOP Unidade Paracatu, abriram as suas portas no dia 3 de fevereiro na sede FOP – Unidade Paracatu para a Exposição: “Artesãos Criativos Por Tradição”.

foto da abertura da Exposição

Uma oportunidade para que os artistas paracatuenses possam divulgar sua arte trazendo para o momento que antecipa o carnaval estas maravilhas, que são traços artísticos que representam paisagens e registros históricos resgatados das mais diversas formas, seja por meio de uma pintura ou artesanato que destacam as grandes belezas da cidade.

As meninas que cuidaram com carinho desta maravilhosa exposição!

Além de materializar a alma da cultura local, o artesanato vem adquirindo, cada vez mais, forte peso na economia através da geração de trabalho, renda e do turismo. É, portanto, uma das riquezas que compõem o Patrimônio Cultural, resultado do diálogo e da promoção ao respeito com outros costumes e valores.

“A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia e equilíbrio.”

Os artesãos paracatuenses não poderiam deixar de estar em primeiro plano. Essas criações, como tantas outras, tornaram-se matrizes das quais derivam inúmeras interpretações e trocas de experiências estimulando o empreendedorismo individual.

Fazer arte relaxa a mente, tranquiliza o coração e há uma motivação que envolve a todos. É uma atividade que dá prazer e mais vontade de criar. Além disso, pode presentear uma pessoa, vender ou até mesmo decorar a casa com um trabalho que é reflexo de todo o carinho e dedicação. Por isso é importante à divulgação desse trabalho que muito enche os olhos de todos aqueles envolvidos com a arte.

A exposição é aberta ao público e recebe visitações das 8h às 17h, de segunda a sexta na Rua Temístocles Rocha, até o dia 24 de março.

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados