Rede de apoio a pessoas com Síndrome de Down é subfinanciada

 Rede de apoio a pessoas com Síndrome de Down é subfinanciada

Em audiência pública, convidados destacaram avanços e gargalos para atendimentos de famílias de pessoas com deficiências.

A necessidade de melhorar o financiamento público da rede de apoio às pessoas com deficiência foi uma das principais demandas apresentadas em audiência pública na manhã desta terça-feira (25/3/25).

A reunião discutiu a campanha para o Dia Internacional da Síndrome do Down em 2025, que tem o mote: “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio!”. O encontro foi realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Financiamento público aumentou, mas ainda é insuficiente

A coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Priscila Guedes, apresentou a rede de atenção à pessoa com deficiência. Segundo ela, em 2012 foi publicada deliberação para instituir a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, que busca a integração dos diferentes serviços de saúde no atendimento desse grupo.

Os investimentos na rede têm crescido desde então, como explicou a representante da SES. Um dos destaques feitos por Priscila Guedes é que desde o ano passado, o governo estadual passou a financiar os Serviços de Reabilitação da Deficiência Intelectual (Sedi), que até então recebia apenas recursos federais. Em 2025, foram destinados R$ 14 milhões dos cofres estaduais e R$ 40 milhões dos federais para os 156 serviços no Estado.

Leia a matéria na íntegra

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados