1° Grito de Carnaval na Rua do Ávila

Uma noite de muita folia e irreverência marcou o 1° Grito de Carnaval nesta sexta-feira (21), na Rua do Ávila no Centro Histórico de Paracatu e foi celebrado com muita folia e energia boa!
O Grito de Carnaval de 2025 é o pontapé inicial para uma das festas mais esperadas do ano! O evento estava repleto de musica, fantasia e animação para começar o carnaval em alto astral.
O evento realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Turismo, contou com a apresentação da Banda Mistura Brasileira.
Curiosidades
Como surgiu o Carnaval no Brasil
O Carnaval no Brasil teve origem no entrudo, que chegou ao país em 1641, no Rio de janeiro, junto aos portugueses. A festa acontecia nos três primeiros dias antes da quaresma e era dividido em dois tipos: popular e familiar.
O entrudo popular era realizado nas ruas e havia o costume de se jogar água, ovos e farinha entre as pessoas. Já o familiar acontecia nas pernas e o costume era jogar “limão-de-cheiro” um nos outros.
Há relatos históricos sobre a realização do entrudo em Pernambuco em meados do século XVI. No Rio de Janeiro, em meados do século XIX, a prática chegou a ser considerada crime e proibida nas ruas. Foi assim que surgiram os bailes em clubes e teatros.
O primeiro baile de carnaval do Brasil aconteceu no Largo do Rocio, na cidade do Rio de Janeiro, em 1840. Ele foi organizado por uma atriz italiana que pretendia trazer ao Brasil algumas influências do carnaval veneziano.
Qual foi a primeira marchinha de Carnaval?
A primeira música reconhecida como marcha de carnaval foi “Abre Alas”, composta pela pianista e regente Chiquinha Gonzaga, em 1889, para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.
Por que as pessoas usam fantasia?
O Carnaval brasileiro tem raízes europeias vindas da Roma antiga, onde havia a tradição de se festejar nas ruas em homenagem aos Deuses.
Marcados por excessos desde sua origem, os foliões escapavam das punições usando disfarces. Na Itália do século XV, por exemplo, pessoas da nobreza usando máscaras escondiam a identidade para conseguir cair na gandaia nos bailes da corte.
O que começou com o uso de máscaras e perucas é hoje uma das principais atrações do Carnaval: as fantasias. É claro que, com o tempo, o intuito passou a ser usar roupas engraçadas e malucas chamativas também.
Como surgiram os blocos de rua?
Os blocos de rua brasileiros surgiram na segunda metade do século XIX e contavam com a participação de membros das elites urbanas. Neles desfilavam pessoas fantasiadas, carros decorados e bandas musicais. O primeiro bloco de carnaval do Brasil foi o “Congresso das Sumidades Carnavalescas“, fundado no Rio de Janeiro, em 1855. O mais curioso é que um dos seus fundadores foi o escritor José de Alencar.
Comentários