Sicoob Credigerais orienta contra fraudes financeiras durante o Carnaval

 Sicoob Credigerais orienta contra fraudes financeiras durante o Carnaval

Entre os golpes mais comuns nesta época estão a adulteração de QR Codes e a clonagem de cartões

Fevereiro de 2024 – Com a proximidade do Carnaval, muitos brasileiros estão pensando em viagens, lazer e como curtir ao máximo a folia. No entanto, esse período também deve ser considerado um momento de alerta para os foliões, pois essa é uma época em que golpistas intensificam suas ações de fraudes.

No ano passado, de acordo com levantamento da ClearSale, a estimativa era de que 83,4 mil tentativas de ações fraudulentas fossem realizadas no Brasil no período do Carnaval, um “lucro” de aproximadamente R$ 100 milhões para golpistas.
Com o objetivo de orientar seus cooperados e consumidores que irão cair na folia, o Sicoob Credigerais preparou um material com dicas, orientações e medidas preventivas para garantir uma festa segura e sem prejuízos financeiros. Confira!

Segundo a analista de compliance do Sicoob Credigerais, Hellem Costa Rosa, entre os golpes mais comuns nessa época estão a adulteração de QR Codes em locais como estacionamentos, restaurantes e eventos, onde criminosos substituem códigos legítimos por falsos, direcionando o pagamento para contas fraudulentas.

“Há casos também de clonagem de cartões por meio de maquininhas adulteradas, venda de ingressos falsos para eventos e blocos carnavalescos e o roubo de celulares, o que permite que criminosos acessem aplicativos bancários para realizar transações indevidas”, alerta a especialista.
Para se proteger contra fraudes, é fundamental verificar a autenticidade do pagamento, seja ele por QR Code, aproximação ou inserção de cartão. Sempre utilizar aplicativos oficiais, evitando o risco de escanear códigos de procedência duvidosa. Hellem orienta ainda que, ao realizar pagamentos com cartão, é importante que o folião mantenha o plástico sempre à vista e dê preferência a métodos por aproximação (contactless) para evitar clonagens. Se o vendedor não lhe apresentar a maquininha ou indicar que o aparelho está com visor quebrado, opte por não finalizar a compra. Para a compra de ingressos, a recomendação é adquiri-los apenas de vendedores oficiais.

Já para evitar roubo de dados no Carnaval, a orientação é que o folião evite Wi-Fi público, cheque os pagamentos antes de confirmar e desconfie de links suspeitos.

“Se a vítima for furtada, o que também ocorre bastante no Carnaval porque normalmente as pessoas estão com a atenção dividida em shows e festas de rua, recomentamos a utilização de senhas fortes, biometria e todos os recursos de rastreamento para que, em caso de perda ou roubo, o dispositivo seja bloqueado, evitando o acesso aos aplicativos bancários”, orienta a analista de compliance.

 

Ações de segurança

Para oferecer serviços e recursos de proteção e segurança aos cooperados, o Sicoob disponibiliza materiais educativos, como cartilhas e guias práticos, que oferecem dicas de segurança e orientações para que os cooperados adotem medidas preventivas em suas operações financeiras diárias. Esses recursos abordam temas como fraudes financeiras em celulares roubados, golpes do falso empréstimo, phishing, entre outros, visando conscientizar e informar os associados sobre as melhores práticas de segurança.

O Sicoob tem implementado diversas medidas para proteger seus clientes contra fraudes e ameaças digitais. Entre as ações mais recentes, destaca-se a introdução de novas camadas de proteção no App Sicoob. Uma dessas funcionalidades identifica automaticamente quando o cooperado acessa o aplicativo durante uma chamada telefônica recebida, gerando um alerta sobre a possibilidade de golpe. Além disso, o aplicativo detecta quando a tela está sendo compartilhada com algum dispositivo remoto, exibindo uma tela escura para impedir que fraudadores visualizem informações financeiras ou interajam remotamente com o App Sicoob.

“Ao sair para aproveitar a folia, recomendamos que as pessoas levem apenas o necessário para as festas. A prevenção é a melhor forma de se proteger contra fraudes. É importante que as pessoas adotem práticas seguras no seu dia a dia e, em caso de suspeita, entre em contato imediatamente com a sua instituição financeira de referência para suporte e orientação”, finaliza Hellem.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados