IBRAM reforça, na Arábia Saudita, oportunidades de negócios e de cooperação na mineração do Brasil

 IBRAM reforça, na Arábia Saudita, oportunidades de negócios e de cooperação na mineração do Brasil

Setor mineral precisa expandir sua produção, visando aumentar a oferta global de minerais críticos e estratégicos para diversos fins, como a transição energética. Dirigentes do Instituto e de mineradoras associadas participam do Future Minerals Forum, em Riad.

Vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva, durante mesa-redonda ministerial do Future Minerals Forum 2025 – crédito: divulgação
BRAM promove jantar com empresários e autoridades na Arábia Saudita – crédito: divulgação

Alinhar os interesses de investidores estrangeiros, que têm oportunidade de destinar volumes significativos à mineração brasileira, especialmente em relação à crescente demanda relacionada à transição energética, é o foco da ação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) no Future Minerals Forum (FMF). Este fórum é uma plataforma para atrair investimentos expressivos, que poderão impulsionar a produção mineral, gerar empregos e fomentar renda, de forma descentralizada, em território nacional. É o que afirma o vice-presidente Fernando Azevedo e Silva, que lidera comitiva de mineradores àquele evento global.

O FMF é, também, considerado estratégico para debater o papel essencial da mineração na transição energética. Organizado pelo Ministério da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, o fórum é reconhecido como a maior plataforma global de colaboração e ação para o setor mineral. Durante o evento, especialistas de renome discutirão, até 16/1, em Riad, Arábia Saudita, oportunidades e os desafios enfrentados pela indústria mineral.

Fernando Azevedo participou da mesa-redonda ministerial do FMF, ao lado de representantes de mais de 85 governos de países-chave na produção e consumo de minerais. O evento reuniu delegações de 16 nações do G20, cerca de 50 ministros e 13 vice-ministros, entre os quais o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira. Previamente, o IBRAM organizou um jantar de trabalho para a missão brasileira em Riad, que reuniu cerca de 40 personalidades e autoridades do governo brasileiro.

A presença do IBRAM no FMF reforça o compromisso do Brasil em contribuir para a segurança mineral global e posicionar o país como um parceiro-chave para atender à demanda por minerais críticos no contexto da transição energética. Fernando Azevedo representa o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, e está acompanhado dos diretores do IBRAM, Rinaldo Mancin, de Relações Institucionais, e de Paulo Henrique Soares, de Comunicação, além de executivos de mineradoras associadas ao Instituto.

Foto em destaque:  Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vitor Saback, ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, e vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva – crédito: divulgação

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados