Help Martins lança seu livro no Sempre um Papo
Lançamento de obra que apresenta história que se enquadra no gênero do romance por abordar de forma descritiva e com riqueza de detalhes o cotidiano da vida de uma família
Noite acalorada, nesse sábado (23), no lançamento do livro da paracatuense Hep Martins no Sempre um Papo, na Fundação Casa de Cultura.
O bate-papo teve mediação de Jefferson da Fonseca, e a conversa teve como tema central da primeira publicação da escritora, a obra “Estrada de terra, parede de adobe”, publicada pela Editora Ipê das Letras.
Emocionada e cheia de alegria Help Martins fala sobre esse momento tão importante em sua vida:
“Lançamento do meu livro “Estrada de terra, parede de Adobe”. Foi um momento de uma grandeza absoluta. Eu, no palco do Sempre Um Papo, com aquela ansiedade própria de quem assumia a responsabilidade de entregar um livro para leitores inteligentes e sensíveis. Na plateia os olhares amigos me ofereciam o sustento e o amor que me deram tranquilidade para aproveitar aquela oportunidade incrível que Deus me deu. E o mais importante de tudo, a certeza de que a história que escrevi não era só minha, era de todos que estavam ali. Um registro de modos de vida das fazendas, das lutas diárias de um povo que dormia com as galinhas e acordava com o cantar do galo pra começar a lida na produção de tudo o que era básico para viver e sobreviver. Uma dura lida, mas, uma entrega maravilhosa e uma verdade sólida como o cerne das aroeiras que sustentavam os currais e casas de Adobe. Esse livro é um registro de aspectos fundamentais da formação de nossa identidade cultural sertaneja. Um romance onde a realidade e a ficção se entrelaçam e se fundem numa única direção. A quem se interessarem por viver essa emoção os livros estão à venda”.
O Sempre Um Papo em Paracatu é viabilizado por meio do patrocínio da Kinross, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet. O evento conta com apoio da Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu e da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Paracatu.
Sobre do livro
“Estrada de terra, parede de adobe” é uma história que se enquadra no gênero do romance por abordar de forma descritiva e com riqueza de detalhes o cotidiano da vida de uma família ambientada no sertão mineiro, nos tempos em que se comia o que se plantava e a água que se bebia corria límpida na bica em frente à cozinha da casa simples de paredes de adobe de uma fazenda. A simplicidade e o andar pacato do cotidiano, típicos da vida rural de tempos passados, se desenrolam e os desafios das relações familiares com suas complicações, dramas, alegrias e tristezas são elementos trazidos pelas vivências dos tempos modernos. Tradições, amores, traições, lealdade, o papel do homem patriarcal, o papel da mulher resiliente, são referências que sustentam a relação entre os personagens. Entre amores e dores, o enredo faz do leitor parte pertencente a uma leitura imersiva nesse universo que é de todos nós.
Momento de autografos
Delicias do sertão
Sobre a autora
Help Martins nasceu em Paracatu, interior de Minas Gerais. Foi batizada como Maria do Socorro de Melo Martins. Com o tempo, por influência dos Beatles, a tradução do seu segundo nome para a língua inglesa virou apelido e todos começaram a chamá-la por Help. Para ter acesso às oportunidades de estudos mais avançados se mudou com a família, ainda menina, para Belo Horizonte, onde finalizou o Ensino Médio. Em seguida foi morar em Brasília e estudou Licenciatura Plena em Artes na Fundação Brasileira de Teatro – FBT, com especialização em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Em Ouro Preto se especializou em Cultura e Arte Barroca pela UFOP. De volta à sua terra natal viveu sua vida profissional como professora, lecionando Artes e História da Arte para alunos do Ensino Médio de escolas da rede privada. Ministrou vários cursos de teatro na Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu – FMCCP. No Curso de Filosofia, para seminaristas, leciona Cultura brasileira, Estética filosófica e Metodologia científica. Também lecionou as disciplinas de Estudo da Forma I e História da Arte I e II para alunos do Curso de Arquitetura. No momento, faz parte do grupo do Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico de Paracatu – COMPHAP. É confreira da Academia de Letras do Noroeste de Minas – ALNM e Presidente da Associação dos Amigos da Cultura de Paracatu – AACP.
Sempre Um Papo
Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
Galeria de Fotos:
“São saudades de um mundo contente feito céu estrelado. Feito flor abraçada por borboleta. Feito café da tarde com bolinho de chuva. Onde a gente se sente tranquilo como se descansasse num cafuné. Onde, em vez de nos orgulharmos por carregar tanto peso, a gente se orgulha por ser capaz de viver com mais leveza.”
Comentários