Museu Histórico de Paracatu passa por revitalização interna

 Museu Histórico de Paracatu passa por revitalização interna

Museu inaugura nova expografia ‘mais tecnológica e interativa’

As obras de revitalização do Museu Pedro Salazar Moscoso da Veiga Pessoa, foram entregues dentro da programação do aniversário da cidade, nos 226 anos de Paracatu, que foi comemorado durante o mês de outubro e seguiu para o mês de novembro em grande estilo e com uma série de atrações voltadas à valorização da história da cidade. Dentre elas na noite do dia 6 de novembro, ocorreu a reinauguração do Museu Pedro Salazar Moscoso da Veiga Pessoa. O Museu recebeu diversas melhorias como a reforma do salão de exposições, adequações de acessibilidade, aquisição de equipamentos e mais moderno.

Esse importante momento contou com a presença do Prefeito Municipal, Igor Santos, Promotora de Justiça, Dra. Mariana Duarte Leão, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Igor Diniz, representando a Plataforma Semente, a Analista de Patrimônio Cultural, Francielle Ferreira, Presidente da Associação dos Amigos da Cultura de Paracatu, Maria do Socorro-Help, Diretora Presidente da Fundação Casa de Cultura, Janine Souto, representando a Câmara Municipal, Vereador Manoel Alves, Coordenador do projeto, Museólogo Diego Almeida, historiadora Ìvina Guimarães, Presidente da Faop, Luiz Henrique Câmara Trindade e representando a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

   

Trecho do discurso do Secretário Municpal de Cultura e Turismo, Igor Diniz

“Ontem, celebramos o Dia Nacional da Cultura — uma data que nos desafia a ir além da simples lembrança, que nos convoca à reflexão profunda sobre a natureza do que significa ser um povo. A cultura não é apenas um reflexo de nossa história; ela é o alicerce sobre o qual erguemos nossa própria existência. É a memória que preserva nossa humanidade, que nos lembra de nossa capacidade de resistência, e que nos instrui sobre como devemos caminhar com nossos pés firmemente plantados nas tradições que nos formaram, mas com olhos voltados para o futuro.

Neste contexto, a reabertura das portas deste museu não é um gesto simples de renovação; é um ato de afirmação. Afirmação de que nossa história, nossa cultura, nossa memória são inquebrantáveis. Afirmação de que, em um mundo onde tudo parece efêmero e volúvel, nós resistimos. Reabrir este museu é reafirmar nossa convicção de que, em um tempo onde a sociedade muitas vezes parece esquecer-se do valor das raízes, temos a coragem de manter vivas as memórias que nos definem. O museu é o nosso elo com o passado e, ao mesmo tempo, a nossa garantia de que não esqueceremos o que somos. É através dele que buscamos o equilíbrio entre o que fomos e o que devemos ser.”

Sobre a revitalização do Museu

Os investimentos nas adequações do Museu foi através Associação dos Amigos da Cultura de Paracatu, em parceria com a Prefeitura de ParacatuFundação Municipal Casa de Cultura e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (por meio da Plataforma Semente), a revitalização contou com o valor de R$ 647.413,17.

Nova Expografia

O Museu e a nova expografia, que foi totalmente repensada para exibir a história de Paracatu de forma mais envolvente e interativa.  O público vai encontrar uma nova maneira de contar a história do município, mais tecnológica e interativa, com novos recursos audiovisuais que contextualizam os objetos e narram histórias fundamentais sobre a cidade e a região, como a trajetória dos quilombos, os povos originários, o esporte, a economia local e muito mais. Além disso, a exposição contará com documentos raros e fotografias inéditas, que tornam o acervo ainda mais rico e acessível.
Outro destaque é a integração com o Museu do Bordado, que agora faz parte do fluxo de visitação, permitindo uma experiência completa e contínua para os visitantes, com início no Museu Histórico e término no Museu do Bordado.
O novo espaço conta com uma reserva técnica adequada para garantir a conservação dos objetos que não estão em exibição, além de novos equipamentos que apoiam as atividades culturais e educativas, ampliando as oportunidades de aprendizado e engajamento com a história local.

Amigos da cultura com a Promotora de Justiça Dra. Mariana Leão

 

Um novo padrão cultural

Com a revitalização, o Museu Pedro Salazar Moscoso da Veiga se concretiza como um importante ponto de referência para a cultura e o turismo no Noroeste de Minas Gerais. Ao integrar tecnologia, acessibilidade e a valorização do patrimônio cultural, o museu se transforma em uma instituição moderna, essencial para o fortalecimento da identidade local e para o estímulo à pesquisa e à educação sobre a rica história de Paracatu e da região. Além disso, a aquisição de novos equipamentos e materiais para as atividades do museu contribui para o crescimento e a diversificação das ações educativas e culturais. O projeto também contou com a participação de conselhos de patrimônio histórico, turismo e igualdade racial, além do apoio da comunidade local, que doou objetos para o acervo e contribuiu para a montagem das exposições, tornando o museu ainda mais representativo e inclusivo.

Desenlace da fita e Descerramento da placa de inauguração

 O Prefeito Igor Santos, fez o desenlace da fita, que marca oficialmente, a reinauguração e o descerramento da placa de inauguração do Museu Histórico Municipal de Paracatu Pedro Salazar Moscoso da Veiga Pessoa.

Serviço:

 O Museu Histórico Municipal de Paracatu funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 09h às 15h.

Endereço: Rua Joaquim da Silva Pereira, 398, Centro Histórico de Paracatu

As visitas deverão ser agendadas previamente por meio do link MHP.ZOHOBOOKINGS.COM.

Galeria de fotos

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados