Câmara entrega Medalha do Mérito Legislativo – 2024
Na noite de ontem, 5 foi realizada a sessão Solene de Entrega da Medalha do Mérito Legislativo, edição 2024. A reunião solene foi presidida pela Vereadora Claudirene Rodrigues, que tomou assento à mesa, com o seu homenageado, o senhor Valdir Rodrigues da Silva.
A mesa também foi composta pelo Prefeito Municipal, Igor Santos, a vice-presidente da Câmara, a vereadora Gislene Couto, acompanhada da sua homenageada Nayara Aparecida Alves Ribeiro Carvalho, Secretária da Casa Legislativa, a Vereadora Tenente Cristina, com seu homenageado, o senhor Victor Mundim Alves de Oliveira.
Composição do Plenário – vereadores e homenageados
O homenageado José Maria de França, conduzido pelo Vereador autor da indicação Beto Codorna
O homenageado Robson Ferreira dos Santos, conduzida pelo Vereador autor da indicação Denis Brasileiro
O homenageado João Gualberto Dantas Neto, conduzido pelo Vereador autor da indicação Denis Dantas
A homenageada Elizene Mendes Santiago, conduzida pelo Vereador autor da indicação Donato Silva
Representando o homenageado Caio Silva Quirino, a senhora Vera Lucia da Silva Correia, conduzida pelo Vereador autor da indicação Evandro da Usina
A homenageada Flávia Rodrigues Ramos, conduzida pelo Vereador autor da indicação George Linderski
O homenageado Gilvan Rodrigues de Oliveira, conduzido pelo Vereador autor da indicação Manoel Alves
A homenageada Thais Lorrane Luiz Freitas, conduzido pela Vereadora autora da indicação Nilda da Associação
O homenageado Arthur Oliveira Lima, conduzido pelo Vereador autor da indicação Paulinho Transporte
A homenageada Sebastiana Mendes Pereira Viana, conduzida pelo Vereador autor da indicação Pedro Adjuto
A homenageada Janaina Veine Bortolozo, conduzido pelo Vereador autor da indicação Professor Alex
O homenageado Silvio Aparecido da Silva Alves, conduzido pelo Vereador autor da indicação Renato Martins
A homenageada Eliana Alves de Oliveira Lima, conduzida pelo Vereador autor da indicação Vaguinho Do Ônibus
O homenageado Adrião Jorge Tadeu Ferreira Soares, conduzido pela Vereadora autora da indicação Vera Lemos
Medalha do Mérito Legislativo
Instituída pela Resolução nº 376 de 1997, a Medalha do Mérito Legislativo tem por finalidade premiar personalidades municipais, estaduais, nacionais e estrangeiras que se distinguem por suas relevantes contribuições prestadas à economia, à saúde, à educação, ao desporto, à assistência social, à comunicação e à cultura locais.
Biografias
Presidente da Câmara, vereadora Claudirene Rodrigues para entrega da medalha ao senhor Valdir Rodrigues da Silva
Valdir Rodrigues da Silva é natural de Paracatu, nascido em 25 de outubro de 1.966, filho do casal Floriano Rodrigues da Silva, o famoso Fulô Pedreiro, e Ozita Alves Rodrigues, ambos já falecidos. Valdir vem de uma família católica e foi criado de acordo com os princípios da simplicidade e humildade. Trabalhou por anos com a juventude paracatuense coordenando diversos movimentos católicos. Foi o fundador do Programa de Voluntários da Educação de Paracatu, mais conhecido como o EJA, responsável por criar oportunidades para que jovens e adultos pudessem estudar e se desenvolverem profissionalmente. Valdir é formado em Técnico de Enfermagem e iniciou sua carreira em fevereiro de 1992, no Hospital Municipal de Paracatu como contratado, mas em julho de 2008 tomou posse como servidor efetivo da nossa cidade. Além disso, Valdir é formado em Pedagogia e Pós-graduado em Inspeção, Supervisão, Orientação e Docência Superior.
Vereadora Gislene Couto para a entrega da medalha à senhora Nayara Aparecida Alves Ribeiro Carvalho
Nayara Aparecida Alves Ribeiro Carvalho, filha de Cleonice Alves Ribeiro, nasceu em Unaí, MG, e chegou a Paracatu em 1990, onde estabeleceu suas raízes e formou sua família. Em 2000, casou-se com André Carvalho, e juntos construíram um lar e tiveram dois filhos, André Victor e Bianca, que são o centro de sua vida. A vida de Nayara foi marcada por um divisor de águas em 2022, quando o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1 atingiu sua família, revelando-se em seu filho André Victor. O jovem de 21 anos, cheio de sonhos, teve sua vida transformada da noite para o dia. Para Nayara, foi um golpe devastador.
Determinada a encontrar respostas, Nayara foi apresentada ao trabalho do Instituto Diabetes Brasil, que se tornaria uma peça chave em sua trajetória. Nayara tornou-se representante do Instituto Diabetes Brasil em Paracatu, batalhando incansavelmente por políticas públicas e conscientização sobre a causa. Hoje, Nayara olha para sua jornada com gratidão e fé. Ela sabe que, apesar dos desafios, sua voz e suas ações estão ajudando a transformar a vida de muitas famílias.
Vereadora Tenente Cristina para a entrega da medalha ao senhor Victor Mundim Alves de Oliveira
Victor Mundim, nasceu em 13 de julho de 1985, em Paracatu, Minas Gerais, filho de Jader Alves e Lucienne Mundim, e pai orgulhoso de Ana Lara Akagawa.
Iniciou trajetória na Polícia Militar em 2006, após concluir o curso de formação na cidade de Patos de Minas. Atuou em várias cidades da região, como Patrocínio, Monte Carmelo e Uberlândia, onde adquiriu uma vasta experiência e especialização em diferentes áreas de atuação. Ao longo desses anos de serviço, recebeu diversas honrarias que refletem sua dedicação e compromisso com a instituição. Entre as condecorações que foram concedidas, destaca-se 41 Notas Meritórias, 5 Elogios Individuais e 20 Menções Elogiosas, além da Medalha Militar Grau Bronze. Em 2014, retornou à minha cidade natal, Paracatu, para integrar a Polícia de Meio Ambiente, onde se especializou em fiscalização e monitoramento de atividades potencialmente poluidoras, recursos hídricos, fauna, pesca e flora. Sua experiência na Polícia Militar abrange uma série de funções, incluindo o policiamento ostensivo geral, rondas táticas, agrupamento especializado, moto patrulhamento e policiamento rodoviário. Cada uma dessas atribuições contribui para o seu crescimento como profissional e para o fortalecimento da segurança pública em todas as comunidades em que atua.
Vereador Beto Codorna para a entrega da medalha ao senhor José Maria de França
José Maria de França nasceu em 1946, na cidade de Paracatu, Minas Gerais. Filho de Luiz de Oliveira França e Maria Ruela França, José Maria tem 78 anos de vida, repletos de histórias e conquistas. Ele é casado com Maria Helena França. O casal teve dois filhos: André Luiz de França e Andréia Santana França Onça. Além de ser um pai exemplar, José Maria também é avô de três netos: Arthur Faria França, Vitória de França Onça, de 11 anos, e Maria Clara Faria França. Ele começou bem cedo trabalhar na zona rural de Paracatu e depois saiu para o estado de Goiás, vindo depois trabalhar em Brasília onde arrumou emprego na área de artes gráficas tendo oportunidade de se transferir para o estado de SP. Em seu retorno a Paracatu começou a trabalhar no famoso açougue do Sô Nego, como açougueiro, onde ficou vários anos. Com seu carrinho ambulante se firmou em esquina da Rua Joaquim Murtinho onde ficou famoso com seu saboroso espetinho e lá ficou por mais de 20 anos. Agora aposentado trabalha com seu procurado tempero caseiro. Sua vida no esporte começou desde de muito cedo com imensa paixão pelo esporte ingressou no futebol amador e de várzea no Amoreiras e como jogador disputou vários campeonatos atuando na lateral direita. Com a experiência adquirida como jogador decidiu ser técnico de futebol, onde teve destaque como técnico do time Nsa Sra Aparecida ganhando vários títulos no disputado campeonato do Alto do Açude. Também nesta época começou seu trabalho com a juventude onde montou um seleto time de garotos campeões em vários campeonatos da cidade em diferentes bairros. Torcedor fanático do Amoreiras é conhecido por sua presença nos campos com seu famoso radinho de pilha. Apaixonado pelo Cruzeiro e nossa seleção brasileira.
Vereador Denis Brasileiro para a entrega da medalha ao senhor Robson Ferreira dos Santos
Robson Ferreira dos Santos, nascido aos 14 de Outubro de 1979 na cidade de Alfenas-MG, filho de Célio dos Santos, padeiro, e de Maria Tereza Ferreira dos Santos, dona de casa. Casado com Vanessa Pereira Arruda, psicóloga, com quem foi agraciado com duas filhas: Ana Carolina e Maria Luiza, que contam com 11 e 13 anos, respectivamente. Ingressou no curso de Psicologia e graças ao FIES conseguiu se graduar em 2003 quando, mudando-se para Paracatu em agosto de 2004. Recebeu a oportunidade de poder trabalhar no Colégio Soma e na Escola UNITEC ainda no ano de 2004 e de lá para cá são 20 (vinte) anos de docência no Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, Paralelamente a isso, é Psicólogo e no tocante a essa área vem prestando serviço a população tanto em caráter financeiro, quanto de forma filantrópico/social não deixando que a saúde mental dependa apenas de dinheiro, destinando parte da sua agenda a atender os menos favorecidos.
Foi Psicólogo voluntário na APAE e Presidente do CMDCA, voluntário no programa de Medida de liberdade assistida, voluntário também na formação de educação patrimonial e preservação do mesmo. No ano de 2018 foi agraciado por indicação da, então, vereadora Marli Ribeiro, a receber o Título de Cidadão Honorário Paracatuense. O homenageador é ativo nas Organizações Juvenis patrocinadas pela Maçonaria, como ORDEM DeMolay e é Membro fundador das Filhas de Jó no Noroeste Mineiro. É formado em Psicologia e Filosofia, com várias Pós-graduações, MBA e Mestrado, já tendo exercido a honrosa função de professor nas seguintes instituições: Colégio Soma, FINOM, TECSOMA, UNITEC, Colégio Dom Elizeu, Colégio Atenas, Uniatenas, Colégio Império.
Vereador Denis Dantas para a entrega da medalha ao senhor João Gualberto Dantas Neto
João Gualberto Dantas Neto, nasceu 15 de julho de 1943, filho de Luís Dantas e Josina Monteiro do Santos, Casado com a Sr. Selmira Dos Santos Neto, pai de nove filhos, tem 26 netos e 15 bisnetos. Devoto de Santos Reis e já foi folião da Folia de Santos Reis durante vários anos de sua vida. Nasceu na região rural do Nolasco, veio do seio de família humilde que vivia da agricultura e onde vive até hoje com a sua esposa. É uns dos moradores mais velho ainda morar na região. Homem do Campo, agricultor e pecuarista. Sempre dedicou toda sua vida a família e também e ao trabalho árduo no campo e carrega consigo marcas que nem o tempo é capaz de apagar. Hoje em dia dedica a sua vida para cuidar da sua esposa. Para JOÃO GUALERTO Ser agricultor é resistir, é superar dificuldades, é perseverar.
Vereador Donato Silva para a entrega da medalha a senhora Elizene Mendes Santiago
Elizene Mendes Santiago, natural de Unaí, MG, nasceu em 1972, filha de Prisco Mendes Santiago e Lia Gonçalves Santiago, sendo a terceira de quatro irmãos. Aos 15 anos, mudou-se para Paracatu, onde reside até hoje. Casada com Paulo Pereira da Silva, com quem tem dois filhos, João Victor e Paulo Henrique, formando uma família que a apoia em sua jornada pessoal e profissional.
Em 1997, concluiu sua formação técnica em enfermagem e, no ano seguinte, iniciou sua atuação no Hospital Municipal de Paracatu como técnica de enfermagem, permanecendo até 2006. Nesse mesmo ano, sua carreira deu um importante salto ao ser contratada como enfermeira e assumir a função de Responsável Técnica até 2007. Após um breve intervalo, retornou em 2011 ao hospital como enfermeira efetiva. Ao longo de sua trajetória, Elizene se destacou em cargos de liderança, coordenando o Pronto Socorro, o Centro de Material e Esterilização (CME) e o Bloco Cirúrgico. Durante a pandemia de COVID-19, Elizene trabalhou bravamente na linha de frente, coordenando e liderando o setor de combate ao vírus, sendo fundamental na gestão e suporte aos pacientes em momentos tão críticos. Sua liderança foi essencial para enfrentar os desafios diários da pandemia, reforçando seu compromisso com a saúde e a vida. Atualmente, ela é a coordenadora da Clínica Cirúrgica, sendo amplamente reconhecida por sua competência e dedicação. Admirada por sua paixão e compromisso com a enfermagem, Elizene é uma referência entre os colegas. Além disso, continua a trabalhar como técnica de enfermagem em outro estado, demonstrando sua versatilidade e comprometimento com a profissão.
Vereador Evandro da Usina para a entrega da medalha a representante do senhor Caio Silva Quirino
A entrega da medalha a representante do senhor Caio Silva Quirino, foi a senhora Vera Lucia da Silva Correia Caio Silva Quirino, natural de Paracatu-MG, é filho de pequenos produtores rurais da região. Graduado em Zootecnia pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), ampliou sua formação com um intercâmbio profissional de um ano na área de produção e genética de suínos em Minnesota, Estados Unidos. Posteriormente, concluiu o Mestrado em Zootecnia, com ênfase em nutrição e produção de monogástricos, pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), período em que também desenvolveu pesquisas na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá. Em 2021, foi convidado pelo prefeito Igor Santos a integrar a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agropecuária de Paracatu, assumindo inicialmente o cargo de Diretor do Departamento de Agropecuária e Abastecimento. Sua atuação inovadora e focada na melhoria da eficiência dos programas voltados para o apoio à agricultura familiar rapidamente ganhou destaque, o que levou à sua nomeação como Secretário Municipal de Agropecuária. Sob sua liderança, a secretaria passou por uma verdadeira transformação, com a implementação de novas políticas públicas, e programas que impulsionaram o fortalecimento da agricultura familiar no município. criou novos programas de destaque e relevância para comunidade rural, trabalhou muito próximo aos produtores rurais, promoveu a ampliação dos programas existentes, melhorando sua eficiência e abrangência, sempre com um olhar técnico e sensível às necessidades dos pequenos produtores rurais, citando como pontos relevantes a contribuição na inauguração da Feira dos Produtores de Paracatu, a construção e inauguração do Abatedouro Municipal de Aves, além de outros projetos que contribuem significativamente para o município. Seu trabalho tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico de Paracatu, ressignificando o papel da agropecuária na promoção de um futuro mais sustentável e próspero para a comunidade.
Vereador George Linderski para a entrega da medalha à senhora Flávia Rodrigues Ramos
Flavia Rodrigues Ramos, natural de Paracatu, nascida no dia 13 de Abril de 1973. Flávia é professora na rede Municipal de Paracatu. É mãe do Cauã Rodrigues, de 10 anos e diagnosticado com transtorno do Espectro Autista não verbal suporte 3. Diagnosticado aos 2 anos de idade começaram as lutas para evoluções do filho. Não foi um período fácil e até hoje não é nem um pouco, mas com uma fé inabalável, segue em frente acreditando que o melhor está por vir e que Deus um dia vai honrar com as graças da fala e das evoluções do Cauã. É isso que às mães atípicas sonham e lutam a cada dia para os seus filhos! Continua buscando evoluções, respeito, inclusão e principalmente um mundo melhor para eles! Flávia tem gratidão por tudo, principalmente pelo reconhecimento de uma luta que não é só sua!
Vereador Manoel Alves para a entrega da medalha ao senhor Gilvan Rodrigues de Oliveira
Gilvan Rodrigues de Oliveira. Nascido na cidade de Paracatu, filho do Sr. Ivan Teixeira de Oliveira e Maria Romualda R. de Oliveira. Formado em Teologia, Segurança Pública e Ciência Emocional, Policial Militar QPR, Ministro Religioso (Pastor líder tradicional), Mestre em Capoeira, Criador do Projeto Social Valorizando Vidas, Professor de Defesa Pessoal Policial, Político e Pai de Família. Iniciou sua carreira na polícia Militar em 1993, na cidade de Patos de Minas. No ano de 2004, Gilvan Rodrigues – o pastor Gilvan ( como é chamado) fez a sua maior e melhor escolha, entregou a sua vida aos cuidados do senhor Jesus. Anos mais tarde, com estudo da Bíblia e relacionamento com Deus sentiu um forte chamado para o pastoreio.
Hoje sua missão de vida é levar o maior número de pessoas a conhecer Jesus, e guiar essas pessoas na descoberta do seu propósito.
Vereadora Nilda da Associação para a entrega da medalha à senhora Thais Lorrane Luiz Freitas
Thais Lorrane Luiz Freitas é filha de Romilda Jose Luiz, domestica, e Jose dos Santos Freitas mecânico, era uma criança carinhosa geniosa e muito estudiosa . Aos 17 anos Thais Lorrane conheceu Bruno Henrique de Oliveira, seu 1° namorado e atual esposo. Aos 18 anos, Thais e Bruno tiveram sua primeira filha, GIOVANNA FREITAS DE OLIVEIRA, uma bonequinha que chegou trazendo luz na vida de dois pais imaturos e ingênuos. Quando o seu segundo filho nasceu, GIORGE HENRIQUE FREITAS DE OLIVEIRA, Thais então se viu obrigada a tomar novos rumos, foi quando saiu de casa para morar com sogra e trabalhar em uma lanchonete em um posto de gasolina. Thais passou por momentos difíceis, pegou os dois filhos e foi visitar sua mãe que residia em FEIRA DE SANTANA- BAHIA. Thais então renovada pelo amor de Deus, impactada por conhecer verdadeiramente um DEUS, retorna para sua cidade, Paracatu. Após ter ouvido falar que ela nunca conseguiria finalizar o curso, que com duas criança seria impossível estudar e que seus filhos seriam seu diploma, THAIS, após 5 anos retomou os estudos pela 3 vez, cursando o 1° período engravidou e teve seus terceiro filho SAMULE HENRIQUE DE OLIVEIRA, mas dessa vez Thais não desistiu e no nono período de faculdade conseguisse passar na OAB. Thais atualmente é advogada especializada em direito previdenciário, conselheira suplente do Conselho de mulheres de Paracatu e membro do ministério Família em Cristo. Thais hoje tem seu próprio escritório onde realiza seus serviços com muito zelo e amor, está sempre disposta ajudar aqueles o cerca e a realizar trabalhos que possa edificar a vida de alguém. Thais aprendeu que para Deus as pessoas tem valores inestimável, com um sorriso contagiante e Deus no coração, ela então busca sempre está envolvida em projetos sociais seja igreja ou no município, esta sempre disposta ajudas quem precisa e a incentivar aquele que a cerca.
Vereador Paulinho Transporte para a entrega da medalha ao senhor Arthur Oliveira Lima
Arthur Oliveira Lima, nascido em 12 de abril de 2006, é filho de Fabrício Oliveira Costa Silva (in memoriam) e Meire Rodrigues Lima. Católico praticante, Arthur é atualmente líder do PSDB Jovem em Paracatu. Atualmente, está concluindo o ensino médio na Escola Estadual Altina de Paula Guimarães, onde exerce o papel de representante de turma e presidente do Conselho de Representantes.
Na vida religiosa, Arthur é coordenador dos acólitos, ancillas e coroinhas da Paróquia Santo Antônio, além de ser cerimoniário oficial da Catedral, auxiliando o bispo diocesano Dom Jorge. Com 12 anos de serviço ao altar, é devoto da Virgem Maria, São José, Carlo Acutis e São João Paulo II. Arthur também tem se envolvido ativamente na política. Participou diretamente de três campanhas eleitorais: em 2020, apoiou a candidatura de Adelson Cunha para prefeito,; em 2022, colaborou nas campanhas de Marli Ribeiro para deputada estadual e Arquimedes Borges para deputado federal; e, em 2024, participou da campanha de Olavo Condé, sendo líder da juventude. Desde os 14 anos, Arthur frequenta a Câmara Municipal e participa ativamente das atividades da cidade. Foi membro da primeira turma do Parlamento Jovem de Paracatu e, neste ano, continua a participar do programa.
Vereador Pedro Adjuto para a entrega da medalha à senhora Sebastiana Mendes Pereira Viana
Sebastiana Mendes Pereira Viana, nascida dia 04 de abril de 1972 tem 52 anos, natural de Vazante MG, criada na zona rural, filha de Geralda e Abel, descendentes dos quilombolas. Aos 24 anos se casou e mudou-se para Paracatu no ano de 1996. Sua formação no ensino fundamental e ensino médio foram na zona rural. Mesmo trabalhando duro na roça, ajudando os pais nas colheitas, nas plantações e no gado, Sebastiana nunca abandonou os estudos, muito pelo contrário, sempre foi seu sonho ajudar meus pais e isso que lhe dava forças todos os dias. Prestou o concurso da Prefeitura de Paracatu no ano de 2004, para área de serviços gerais. Efetivou-se na prefeitura em fevereiro de 2006. Sebastiana é viúva. Ela tem quatro filhos: Walisson Mendes Viana de 26 anos, Wemeson Mendes Viana, de 24 anos e os gêmeos Renata Mendes Viana e Renato Mendes Viana, de 20 anos. Recentemente teve a dadiva de um neto, o pequeno Luiz Miguel Oliveira Viana. No ano de 2019 começou o curso em magistério com duração de 2 anos. No ano de 2020 teve que interromper os estudos presenciais por conta da pandemia, retornando novamente no final de 2021 completando mais uma jornada da sua vida.
Vereador Professor Alex para a entrega da medalha à senhora Janaina Veine Bortolozo
Uma profissional exemplar na área de Educação Física e uma verdadeira inspiração no mundo dos esportes. Bacharel e licenciada em Educação Física, Janaina possui especializações em base fisiológica do treinamento personalizado, nutrição esportiva e medicina avançada. Ela atua como professora escolar na Escola Estadual Antônio Carlos, onde é concursada, além de ministrar aulas de bike, crossfit e personal trainer. Sua dedicação também se estende ao papel de influenciadora digital, onde incentiva o autocuidado com o corpo e a mente. O esporte sempre esteve presente em sua vida desde muito cedo, sendo o voleibol a modalidade que lhe abriu portas, permitindo-lhe, inclusive, ingressar na faculdade de Educação Física pelo PROUNI. Além disso, e alta de atletismo, crossfit, voleibol e ciclismo, onde representa Paracatu em diversos campeonatos durante o ano. Janaina sempre enfrentou os desafios de frente, superando barreiras com determinação e criatividade. Ela veio de uma família humilde e trabalhou em diversas áreas antes de se consolidar como professora, sempre com o propósito de honrar sua família e lutar pelos direitos das mulheres, enfrentando preconceitos e provando seu valor. Com valores firmes e um espírito de luta, Janaina almeja um futuro brilhante, com planos de abrir sua própria empresa no ramo da saúde. Hoje, celebramos não apenas suas conquistas esportivas, mas também sua dedicação em levar saúde e qualidade de vida a todos com quem trabalha.
Vereador Renato Martins para a entrega da medalha ao senhor Silvio Aparecido da Silva Alves
Silvio Aparecido da Silva Alves, mais conhecido como Lobita, nasceu em 07 de setembro de 1963, é gêmeo com o Silvanio e filho do José Alves e Gabriela Meireles. Foi criado no bairro do Santana e foi lá também que cresceu amando o futebol. Ganhou o apelido ainda quando criança por ele gostar de imitar uma conhecida que representava uma loba em uma peça de teatro. A brincadeira fez com que surgisse o nome Lobita e o que era para ser uma chacota, foi adotado como um segundo nome, ou melhor, o primeiro, porque é como ele prefere ser reconhecido. Ainda criança, a paixão pelo futebol já era tão grande, que nem mesmo um acidente com uma bola que o fez perder a visão de um dos olhos, foi capaz de acabar com a vontade de praticar o esporte. Assim, sempre treinou com o objetivo de ser jogador profissional, jogava na seleção da cidade. Aos 14 anos, a pedido do tio e incentivador Sivi, começou a reunir as crianças no campo do Santana para ensinar a jogar bola. A partir daí, além de disputar campeonatos na cidade como atleta, era também professor. Iniciou a carreira como bancário no ano de 1985. Mesmo assim, ainda continuou investindo no futebol. No decorrer de mais de 30 anos, além de ter atuado no Santana, também criou a Escolinha do Lobita, filiais do Grêmio e do Cruzeiro, fez parceria com os clubes União Esporte Clube e Jóquei Clube Paracatuense. E quando precisou morar em outras cidades por motivos laborais, como em Lagoa Grande (MG) e Campo Alegre (GO), também, por meio das prefeituras locais, buscou fazer o que amava, comandar escolas de futebol. Nunca foi só sobre futebol, é importante ressaltar. Só podia treinar com o Lobita se fosse bem na escola, nem sempre era a mensalidade paga que permitia a participação nos treinos, era o boletim com boas notas. Por isso, hoje, muitos desses alunos são médicos, engenheiros, educadores físicos e outras profissões, e, claro, tem aqueles que se tornaram jogadores de futebol profissionais também. No meio de todo esse caminho, Lobita também construiu família. Os filhos Ane, Maíra e Higor. E o primeiro neto, o Miguel, está aqui para alegrar mais os dias do vovô Lobita
Vereador Vaguinho do Ônibus para a entrega da medalha à senhora Eliana Alves de Oliveira Lima
Eliana Alves de Oliveira Lima, uma mulher de força e dedicação exemplares. Aos 52 anos, casada com o senhor Lourival, Eliana é mãe de cinco filhos e avó de sete netos, e há 28 anos mora no Assentamento Tiro e Queda, onde construiu uma bela história de vida e trabalho. Com o olhar voltado para o bem-estar de sua família e uma vontade de oferecer uma alimentação saudável e sustentável, Eliana deu início à produção de quitandas caseiras. Inspirada pelos frutos de sua horta – cenoura, beterraba, couve e abóbora – começou a preparar deliciosos pães, rosquinhas e bolos, que rapidamente conquistaram o paladar de todos ao seu redor. Com o passar dos anos, Eliana aprimorou suas receitas e buscou capacitação, realizando um curso de panificação e aproveitamento de alimentos. Contando com o apoio da família, ela ergueu sua própria fábrica de biscoitos no assentamento, e com coragem e empenho apresentou seus produtos aos amigos, familiares e vizinhos. Logo, conquistou uma fiel clientela. Hoje, a fábrica de quitandas “Vovó Naninha” é seu grande orgulho e principal fonte de renda. Seus produtos não só alegram as mesas das famílias locais, mas também são uma parte importante da merenda escolar do Município. Além disso, as quitandas de Eliana já estão ganhando espaço em alguns mercados, levando um sabor de carinho e tradição para ainda mais pessoas.
Vereadora Vera Lemos para a entrega da medalha ao senhor Adrião Jorge Tadeu Ferreira Soares
Adrião Jorge Tadeu, natural de Paracatu, Procurador Federal aposentado, nascido em 19 de setembro de 1960, filho de Amador José Soares e Genésia Ferreira Soares. Pai de três filhos, Jorge Eduardo, Mayara e Mariana. Casado com Sílvia Saravi Soares Ferreira. Motivado pelo seu pai, conhecido como Amador Jóquei, e pelo seu Tio Natividade, tornou-se u apaixonado pelo Turfe, esporte de corridas de cavalos, tendo passado parte de sua infância e adolescência nas vivências do hipódromo do Jóquei Clube Paracatuense e no Bairro Bela Vista. Antes disso, trabalhou no Gabinete do Prefeito Dr. Almir Alaor Porto Adjuto, com Emiliano Pereira Botelho, na Prefeitura Municipal de Paracatu. Ao mudar-se para Brasília trabalhou como Agente Administrativo do Ministério do Interior – em Brasília. No ano de 1991, foi nomeado para integrar o Grupo de Trabalho responsável pela Consolidação das Leis do Meio Ambiente. Em 1992, foi nomeado Chefe da Divisão/Coordenadoria de Fiscalização de Fontes Poluidoras e da Diretoria de Controle e Fiscalização do IBAMA – Autárquico do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Brasília. Em 1993, passou a ocupar o cargo de Procurador Autárquico do IBAMA e Representou a Divisão Jurídica do IBAMA no Estado do Tocantins. Durante o ano de 2000 atuou na Sede de Representação do IBAMA no Estado de Pernambuco, presidindo Comissão de Processos Disciplinares. Em 2008, foi designado pelo Presidente do IBAMA para compor a Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar no âmbito da Superintendência Regional do IBAMA, no Estado do Tocantins. Passou a integrar o Quadro da Advocacia Geral da União em 2004, somando até a data de sua aposentadoria, em 2019, 38 anos de serviço público.
Comentários