Lixo atirado nas ruas diariamente traz problemas de saúde à vida
O lixo descartado em calçadas, praças, terrenos baldios ou beira de córregos é uma ameaça à saúde pública
O mau hábito de jogar lixo em lotes vagos, nas ruas traz prejuízo a todos. Nem sempre as pessoas têm buscado a forma correta na hora de descartar o seu lixo. É comum andar pela cidade e se deparar com bueiros entupidos, lixos espalhados e amontoados.
Esse é um problema que acaba interferindo no funcionamento correto da rede de drenagem, porque a sujeira dificulta a passagem da água impedindo que ela escoe num tempo menor que o previsto, ficando acumulada por muito tempo nas ruas.
As campanhas Educação Ambiental tem um papel fundamental na preparação do indivíduo como cidadão ecológico. Elas servem para apresentar o problema ou temática e com isso mudar ou transformar um comportamento. Elas têm um papel fundamental de conscientizar, sensibilizar e capacitar o indivíduo para exercer uma ação transformadora a partir do conhecimento.
A prefeitura precisa fazer campanhas, trabalhar em prol de esclarecer à comunidade a importância de cuidar do lixo que produz. As chuvas estão aí, felizmente, mas também com ela vem à proliferação do Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças, mas para isso o executivo precisa que a população faça sua parte e ajudar a manter a cidade limpa. É necessário que a população seja parceira da prefeitura. Não adianta a prefeitura limpar se o morador continuar jogando lixo na rua. Tem que existir uma conscientização de que a ajuda de todos é fundamental. O lixo
descartado deve estar sempre em sacos ou sacolas e, acomodados na lixeira, para evitar que animais rasguem e espalhem pela rua. Deve também ser colocado para fora de casa somente no dia em que o caminhão da coleta for passar.
Uma parte difícil de certos moradores entenderem, colocar o lixo aproximadamente do dia e hora que o caminhão for recolher.
“Educar é uma ação transformadora que muda a si e o outro e todo o ambiente que nos cerca”
Exemplos
Para a construção dos principais tópicos que podem aperfeiçoar a coleta de lixo, utilizaremos dois exemplos práticos já aplicados nas cidades brasileiras.
Parcerias público-privadas
As parcerias público-privadas (PPPs) são aquelas firmadas entre gestão pública e empresas privadas para a resolução de alguma demanda que tenha interesse coletivo. Com relação a soluções para coleta de lixo, empresas podem prestar este serviço no modelo de PPP, gerindo os resíduos da cidade.
Um exemplo de sucesso desta prática é a cidade de Piracicaba, que tem todo o lixo doméstico coletado e reciclado. A cidade conta com uma parceria de uma empresa privada responsável por todo o ciclo da gestão dos resíduos, desde a limpeza das ruas, coleta residencial, separação do lixo e envio para empresas de reciclagem.
Dessa maneira, a cidade foi favorecida com uma coleta otimizada e inteligente através de uma gestão de resíduos realizada de forma completa.
Educação ambiental
Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2018/2019, 79 milhões de toneladas de resíduos foram gerados no país. A estatística mostra o quanto é importante pensar em estratégias para que haja formas de produção e consumo mais conscientes, diminuindo o volume de lixo produzido.
Pensando na educação ambiental, o município de Salto, em São Paulo, possui um ecoponto – lugar onde os cidadãos podem levar seu lixo para descarte. Porém, não é apenas isso: o local, também chamado de ponto-escola, é um ambiente de aprendizado teórico e prático.
Localizado na praça da cidade, o ponto-escola pode ser visitado com a ajuda de um guia que mostra como funciona o caminho do lixo, os processos de reciclagem e de que forma osresíduos podem ser entendidos a partir de um ciclo.
Para isso, os materiais utilizados para a construção e paisagismo de alguns espaços do ecoponto são reciclados, mostrando para a população a aplicação prática da gestão de resíduos.
Além disso, olixo orgânico levado para o local é transformado em adubo para o plantio de árvores que são utilizadas na arborização da cidade.
Dessa forma, Salto é um ótimo exemplo de cidade que, além de gerenciar de forma eficiente os seus resíduos, se destaca na educação ambiental.
Todos juntos
Qualquer empresa que se preze sabe que o cuidado ambiental tem papel fundamental na construção de seu relacionamento com o público. Ninguém quer saber de marcas que não se preocupam com o meio ambiente, certo? E nem deveriam, já que o lado empresarial produz toneladas de lixo todos os dias. Claro que isso não tira a responsabilidade de todos os cidadãos de cuidar para onde vão seus resíduos, mas existe uma cobrança ainda maior para quem cuida de empresas, indústrias e afins.
Comentários