Censo 2022: Em Minas, crescem as proporções de domicílios sob a responsabilidade de mulheres e com apenas um morador
|
|
|
Das 7.538.544 unidades domésticas existentes em Minas em 2022, 64,7% eram nucleares – isto é, compostas por apenas um casal, ou um casal com filho(s), ou uma pessoa com filho(s). Em seguida, 20,0% das unidades domésticas eram do tipo unipessoal, ou seja, com somente um morador. As unidades domésticas estendidas (aquelas em que existe a presença de algum outro parente) representavam 13,9% do total do estado, enquanto 1,4% eram do tipo composta (onde há a presença de algum não parente). Nos 12 anos de intervalo entre os dois últimos censos, as unidades domésticas unipessoais cresceram, tanto em Minas Gerais (de 13,1% para 20,0%) quanto no Brasil (de 12,2% para 18,9%). Em todos os outros subgrupos (unidades domésticas nucleares, estendidas e compostas), registrou-se decréscimo das proporções nos âmbitos estadual e nacional. Mais informações estaduais estão no release anexo; dados nacionais podem ser encontrados aqui.
foto em destaque:
Em 2022, 49,1% das unidades domésticas do Brasil e 45,9% das de Minas Gerais tinham responsáveis do sexo feminino – Foto: Agência Brasília.
Para mais informações sobre esse assunto acesse a página do IBGE na Internet – www.ibge.gov.br ou diretamente na Agência de Notícias IBGE – http://agenciadenoticias.ibge.gov.br/
Comentários